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Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
Funcionamento
O jogo não é desenvolvido de modo a ser formado por um único sistema, na realidade
pode-se dividir o projeto em três sistemas básicos.
O primeiro sistema é o controle do personagem que consiste na criação de toda
a estrutura responsável pelas setas direcionais do teclado, que irão possibilitar
o deslocamento para as diferentes direções selecionadas.
O segundo sistema é um controle de colisão [3], que realiza a análise da colisão
através do princípio da ação e reação.
O terceiro é o sistema de questões, no qual, ao ativar uma questão, o jogador terá
que selecionar uma resposta. Para seleção de uma das respostas são utilizados os botões
das setas para cima e para baixo que escolherão a alternativa e o botão ENTER que define
a resposta escolhida.
Além da estrutura principal, o projeto oferece ao jogador um conjunto de funcionalidades
muito especial que são os mini games [4]. Cada mini game possui uma sistemática
de jogabilidade própria e independente do jogo principal.
Curiosidade
No projeto anterior, o jogo foi desenvolvido em uma perspectiva 2D, na qual o personagem
passava por fases fixas. Na nova versão, o jogo passou por uma inovação e apresenta uma
perspectiva isométrica 3D com novo design. Entre as novidades podemos citar imagens
desenvolvidas em Pixel Art [5] que foram criadas ou editadas tendo como elemento básico
os pixels. Outro fato importante é que agora o personagem tem necessidades fisiológicas
e também precisa se divertir indo a lugares como: praia, estádios e museus.
Além disso, o jogo contará com uma gama de estabelecimentos comerciais
(restaurantes, lanchonetes, padarias, etc.).
Autores do Projeto
Daniel Rodrigues Ferraz Izario
6º Período de Engenharia da Computação
Pedro Henrique Leite Silva Telles
6º Período de Engenharia da Computação
Sebastião Carlos de Andrade
6º Período de Engenharia de Telecomunicações
Sergio Mendes Borges
6º Período de Engenharia da Computação
Orientador
Prof. Carlos Nazareth Motta Marins
Bibliografia
[1] Wikipédia. Advergame. Disponível na Internet. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advergame, 10 out. 2014.
[2] Habgood, J; Overmars, M. H.; The Game Maker’s Apprentice: Game Development for Beginners; Ed. Apress, 2006.
[3] Blender Wiki. Colisões. Disponível na Internet. URL: http://wiki.blender.org/index.php/Doc:PT/2.4/Manual/Physics/Soft_Bodies/Collisions, 10 out. 2014.
[4] Wikipédia. Minijogo. Disponível na Internet. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minijogo, 10 out. 2014.
[5] Wikipédia. Pixel Art. Disponível na Internet. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel_art, 10 out. 2014.
[6] Primo, L.; Corel Draw X7; Ed. Erica, 2014.
[7] Pereira, L. C. A. P; Adobe Photoshop CS6; Ed. Erica, 2013.
[8] Silveira, R. M. R.; Notas de Aulas de Algoritmos e Estruturas de dados I; Inatel, 2014.
[9] Feichas, C. H. L.; Notas de Aulas de Algoritmos e Estruturas de dados II; Inatel, 2014.
[10] Feichas, C. H. L.; Notas de Aulas de Algoritmos e Estruturas de dados III; Inatel, 2014.
Feira Tecnológica do Inatel 11