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Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
Os valores dos sensores
são capturados por uma
central e enviados por
Bluetooth para um PC.
Curiosidade Créditos: Protótipo da equipe
Nosso projeto teve início quando tivemos contato com a tese de
mestrado de Marcelo Silva de Carvalho que é familiar de um dos
integrantes da equipe. A tese sobre o tratamento de fibromialgia
através de reabilitação virtual nos incentivou a pesquisar o tema.
Como citado anteriormente, alguns jogos de vídeo games populares
já são utilizados em tratamentos de fisioterapia. Em nossa pesquisa
constatamos, no entanto, que esses consoles não apresentam toda
funcionalidade que os fisioterapeutas necessitam ao tratar seus
pacientes. As principais carências foram quanto à carga e à medida
precisa da amplitude do movimento do membro em tratamento.
Autores do Projeto
Matheus da Costa de Souza
6º período de Engenharia de Telecomunicações
Natan Elias Dionísio de Oliveira
6º período de Engenharia de Telecomunicações
Gustavo Siva Borges
6º período de Engenharia de Telecomunicações
Orientador
Samuel de Souza Lima Moreira
Bibliografia
[1] Gonzalez-Fernandez M, Gil-Gomez JA, Alcaniz, M, Noe E, Colomer C. eBaViR, easy balance virtual rehabilitation system: a study with patients. Stud Health Technol Inform 2010; 154:61-6.
[2] Sánchez J, Rodríguez JP. Videogame for improve orientation and mobility in blind children. In: Proceedings 8th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Tech-
nologies – ICDVRAT. 2010, 31 Aug./2 Sept. Viña del Mar/Valparaíso: International Society for Virtual Rehabilitation; 2010.
[3] Flynn SM, Lange BS. Games for rehabilitation: the voice of the players. In: Proceedings 8th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies – ICDVRAT.
2010, 31 Aug./2 Sept. Viña del Mar/Valparaíso: International Society for Virtual Rehabilitation; 2010..
[4] http://lattes.cnpq.br/9627705064505983
Feira Tecnológica do Inatel 15