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Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel

Os valores dos sensores
são capturados por uma
central e enviados por
Bluetooth para um PC.

Curiosidade                                                          Créditos: Protótipo da equipe

Nosso projeto teve início quando tivemos contato com a tese de
mestrado de Marcelo Silva de Carvalho que é familiar de um dos
integrantes da equipe. A tese sobre o tratamento de fibromialgia
através de reabilitação virtual nos incentivou a pesquisar o tema.
Como citado anteriormente, alguns jogos de vídeo games populares
já são utilizados em tratamentos de fisioterapia. Em nossa pesquisa
constatamos, no entanto, que esses consoles não apresentam toda
funcionalidade que os fisioterapeutas necessitam ao tratar seus
pacientes. As principais carências foram quanto à carga e à medida
precisa da amplitude do movimento do membro em tratamento.

                                                                Autores do Projeto

                                                                                                           Matheus da Costa de Souza
                                                                                                           6º período de Engenharia de Telecomunicações

                                                                                                           Natan Elias Dionísio de Oliveira
                                                                                                           6º período de Engenharia de Telecomunicações

                                                                                                           Gustavo Siva Borges
                                                                                                           6º período de Engenharia de Telecomunicações

                                                                                                           Orientador
                                                                                                           Samuel de Souza Lima Moreira

    Bibliografia

[1] Gonzalez-Fernandez M, Gil-Gomez JA, Alcaniz, M, Noe E, Colomer C. eBaViR, easy balance virtual rehabilitation system: a study with patients. Stud Health Technol Inform 2010; 154:61-6.
[2] Sánchez J, Rodríguez JP. Videogame for improve orientation and mobility in blind children. In: Proceedings 8th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Tech-
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[3] Flynn SM, Lange BS. Games for rehabilitation: the voice of the players. In: Proceedings 8th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies – ICDVRAT.
2010, 31 Aug./2 Sept. Viña del Mar/Valparaíso: International Society for Virtual Rehabilitation; 2010..
[4] http://lattes.cnpq.br/9627705064505983

                                                                                                                                                             Feira Tecnológica do Inatel 15
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