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Revista Fetin 2016
SAF - SISTEMA ANTIFOGO
Nos Estados Unidos, entre 2006 a 2010, 91% dos acidentes rodoviários se sucederam com o carro em chamas. O que
gerou 277 mortes e um prejuízo de USD$766M. Com uma frota de 70 milhões de carros e motocicletas, o Brasil mostra
projeções que vão em sentido oposto às metas impostas pela ONU. Desta forma a solução proposta pelo grupo, com o
apoio do Prof. Francisco Eduardo de Carvalho Costa, foi a criação de um tanque de gasolina equipado com uma solução
sintetizada de um extintor de incêndios, afim de neutralizar o fator de inflamabilidade da gasolina em um acidente com
risco de explosão.
PROJETO
O projeto consiste em um tanque de gasolina capaz de neutralizar o fator de inflamabilidade da gasolina em um
acidente com risco de explosão. Com a ajuda do Prof. Francisco, será feita a sintetização do composto químico
presente no extintor de incêndio Cold Fire, sendo este o principal responsável pela neutralização da gasolina.
Utilizando dos mesmos sensores presentes no conjunto do Airbag do veículo, todo sistema utilizará as mesmas
condições de funcionamento para que haja o acionamento preciso apenas nas condições certas.
No decorrer de um acidente, junto com o acionamento do Airbag, o sistema SAF será acionado e o composto
será aberto dentro do tanque, misturando-se com a gasolina e desta forma a tornando um líquido não inflamável.
FUNCIONAMENTO
A principal condição necessária para o funcionamento eficaz do projeto é a sintetização exata do composto. Para
que isto ocorra, é necessário conhecer a formula química do produto proposto pelo professor para ser utilizado
como base do projeto. Com isto concluído, será feita a análise dos processos de polimerização dos componen-
tes da gasolina e quais desses o extintor usado poderá neutralizar. Afim de chegar em um composto final capaz
teoricamente de tornar a gasolina um líquido não inflamável. Desta forma restando apenas a conexão do tanque
criado pelo grupo com o sistema de Airbag já existe no veículo, sendo necessário ainda um exame sobre como
essa conexão é normalmente feita. Existe a possibilidade também do sistema SAF usar sensores independentes
para determinar o momento de acionamento, caso o veículo em questão não possua Airbag ou a conexão com
o sistema do carro não seja possível.
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