Page 97 - Revista Fetin
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RESULTADOS




                                                               O projeto atende as diretrizes da Resolução 466/12, ten-
                                                               do sido aprovado pelo comitê de ética em pesquisa en-
                                                               volvendo seres humanos (CAAE 55065616.6.0000.5142)
                                                               e está sendo testado em pessoas com deficiência, visan-
                                                               do sua inclusão social. Os testes que estão sendo exe-
                                                               cutados têm o objetivo de comparar o jogo desenvol-
                                                               vido com outros métodos de realidade virtual aplicados
                                                               à reabilitação, especificamente no sentido de analisar a
                                                               eficiência do projeto em relação à amplitude de movi-
                                                               mento, força muscular, equilíbrio e funcionalidade. Até
                                                               o momento, os resultados encontrados foram satisfató-
                                                               rios, porém, ainda são necessários novos testes a fim de
                                                               se realizar avaliações estatísticas.






                                                               CURIOSIDADE



                                                               O trabalho é um projeto de Iniciação Científica realizado em
                                                               parceria com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e
                                                               fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas
                                                               Gerais (FAPEMIG). Foi apresentado e publicado no VII Sim-
                                                               pósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) / VI Sim-
                                                               pósio de Processamento de Sinais da Universidade Estadual
                                                               de Campinas (UNICAMP), no XXVIII Congresso de Iniciação
                                                               Científica do Inatel (INCITEL), e também no XXV Congresso
                                                               Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB).













                                                               ORIENTADOR
                                                               Rani de Souza Alves
                                                               EQUIPE
                                                               Thiago Peixoto Rosa
                                                               Wellington Pereira de Almeida




                       [1] Abd Latif, M. H. et al. A Gaming-Based System for Stroke  Patients  Physical  Rehabilitation.  In:  IEEE Conference     on     Biomedical     Engineering     and
                       Sciences 2014, Miri, Sarawak, Malaysia.
                       [2] Lange, B. et al. Interactive Game-Based Rehabilitation Using the Microsoft Kinect. In: IEEE Virtual  Reality  2012,  Orange  County,  CA,  USA. Institute  for
          BIBLIOGRAFIA  Creative  Technologies,  University  of Southern California.





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