Page 97 - Revista Fetin
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RESULTADOS
O projeto atende as diretrizes da Resolução 466/12, ten-
do sido aprovado pelo comitê de ética em pesquisa en-
volvendo seres humanos (CAAE 55065616.6.0000.5142)
e está sendo testado em pessoas com deficiência, visan-
do sua inclusão social. Os testes que estão sendo exe-
cutados têm o objetivo de comparar o jogo desenvol-
vido com outros métodos de realidade virtual aplicados
à reabilitação, especificamente no sentido de analisar a
eficiência do projeto em relação à amplitude de movi-
mento, força muscular, equilíbrio e funcionalidade. Até
o momento, os resultados encontrados foram satisfató-
rios, porém, ainda são necessários novos testes a fim de
se realizar avaliações estatísticas.
CURIOSIDADE
O trabalho é um projeto de Iniciação Científica realizado em
parceria com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e
fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas
Gerais (FAPEMIG). Foi apresentado e publicado no VII Sim-
pósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) / VI Sim-
pósio de Processamento de Sinais da Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP), no XXVIII Congresso de Iniciação
Científica do Inatel (INCITEL), e também no XXV Congresso
Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB).
ORIENTADOR
Rani de Souza Alves
EQUIPE
Thiago Peixoto Rosa
Wellington Pereira de Almeida
[1] Abd Latif, M. H. et al. A Gaming-Based System for Stroke Patients Physical Rehabilitation. In: IEEE Conference on Biomedical Engineering and
Sciences 2014, Miri, Sarawak, Malaysia.
[2] Lange, B. et al. Interactive Game-Based Rehabilitation Using the Microsoft Kinect. In: IEEE Virtual Reality 2012, Orange County, CA, USA. Institute for
BIBLIOGRAFIA Creative Technologies, University of Southern California.
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