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Revista Fetin
         Revista Fetin 20162016

         REHABGAME







         Identificaram-se dois problemas nas sessões de terapia. O primeiro foi o fato de-
         las serem repetitivas, podendo se tornar tediosas. E o segundo, amparou-se no
         fato dos jogos comerciais, muitas vezes utilizados no âmbito de reabilitação, não
         serem adequados para tal fim pois não levam em conta usuários com dificuldades
         motoras.
         Propôs-se criar um jogo de reabilitação com três objetivos principais: criar uma
         forma agradável e interativa para as sessões de terapia, fornecer medidas da evo-
         lução do tratamento e criar um ajuste de configurações no jogo para adequá-lo às
         limitações de cada paciente.










         PROJETO




         Foi desenvolvido um jogo para reabilitação de membros su-
         periores  utilizando  o  sensor  Kinect.  Esse  jogo  sério  disponibiliza
         diversas configurações para o terapeuta, como por exemplo: tamanho da área
         de atuação, probabilidade de surgimento de alvos e utilização de diferentes pontos anatô-
         micos do paciente, permitindo que o jogo possa ser ajustado da melhor forma para cada
         paciente e assim respeitar seus limites individuais.


         Todas as sessões são gravadas em vídeo, juntamente com as informações de posiciona-
         mento do paciente e dos alvos, sendo disponibilizados ao final das sessões para que o te-
         rapeuta possa analisar o andamento do tratamento e, assim, possivelmente, ajudar numa
         tomada de decisão.





         FUNCIONAMENTO



         Para o bom funcionamento do sistema, primeiramen-     alcançados,  momento no qual  um novo alvo surge,
         te, é necessário que o paciente esteja localizado a uma   iniciando um novo ciclo. Dividiu-se a área de trabalho
         distância entre 1 e 3 metros do sensor. Também é im-  em quatro quadrantes, podendo-se assim, determinar
         prescindível que não haja qualquer objeto obstruindo   a probabilidade de incidência de alvos em cada um
         a visão do sensor.                                    desses, facilitando o tratamento de um membro e/ou
                                                               movimento deficitário. Ainda nesse sentido, pode-se
         O jogo fundamenta-se em diversos alvos gerados na     configurar o tamanho desses quadrantes, sendo três
         tela, um ou dois de cada vez, que devem ser alcança-  possibilidades: pequeno, médio e grande. Terminadas
         dos pelo paciente. Esses alvos são gerados aleatoria-  as configurações, podem-se ocultar as demarcações
         mente pelo sistema e permanecem na tela até serem     da tela facilitando a visualização e a jogabilidade.




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