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Revista Fetin 20162016
REHABGAME
Identificaram-se dois problemas nas sessões de terapia. O primeiro foi o fato de-
las serem repetitivas, podendo se tornar tediosas. E o segundo, amparou-se no
fato dos jogos comerciais, muitas vezes utilizados no âmbito de reabilitação, não
serem adequados para tal fim pois não levam em conta usuários com dificuldades
motoras.
Propôs-se criar um jogo de reabilitação com três objetivos principais: criar uma
forma agradável e interativa para as sessões de terapia, fornecer medidas da evo-
lução do tratamento e criar um ajuste de configurações no jogo para adequá-lo às
limitações de cada paciente.
PROJETO
Foi desenvolvido um jogo para reabilitação de membros su-
periores utilizando o sensor Kinect. Esse jogo sério disponibiliza
diversas configurações para o terapeuta, como por exemplo: tamanho da área
de atuação, probabilidade de surgimento de alvos e utilização de diferentes pontos anatô-
micos do paciente, permitindo que o jogo possa ser ajustado da melhor forma para cada
paciente e assim respeitar seus limites individuais.
Todas as sessões são gravadas em vídeo, juntamente com as informações de posiciona-
mento do paciente e dos alvos, sendo disponibilizados ao final das sessões para que o te-
rapeuta possa analisar o andamento do tratamento e, assim, possivelmente, ajudar numa
tomada de decisão.
FUNCIONAMENTO
Para o bom funcionamento do sistema, primeiramen- alcançados, momento no qual um novo alvo surge,
te, é necessário que o paciente esteja localizado a uma iniciando um novo ciclo. Dividiu-se a área de trabalho
distância entre 1 e 3 metros do sensor. Também é im- em quatro quadrantes, podendo-se assim, determinar
prescindível que não haja qualquer objeto obstruindo a probabilidade de incidência de alvos em cada um
a visão do sensor. desses, facilitando o tratamento de um membro e/ou
movimento deficitário. Ainda nesse sentido, pode-se
O jogo fundamenta-se em diversos alvos gerados na configurar o tamanho desses quadrantes, sendo três
tela, um ou dois de cada vez, que devem ser alcança- possibilidades: pequeno, médio e grande. Terminadas
dos pelo paciente. Esses alvos são gerados aleatoria- as configurações, podem-se ocultar as demarcações
mente pelo sistema e permanecem na tela até serem da tela facilitando a visualização e a jogabilidade.
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