Page 107 - Revista Fetin
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FUNCIONAMENTO
Quando o usuário ligar o veículo, é ativado o circuito receptor e o display, porem o circuito acoplado na roda só
começa seu funcionamento quando esta entrar em movimento. Utilizamos o sensor de aceleração para conse-
guirmos desenvolver esse tipo de funcionamento, visando uma maior durabilidade da bateria que alimenta os
sensores. Quando em movimento, os sensores começam seu trabalho realizando a medição de suas respectivas
grandezas, eles medem em uma frequência de 0.2 Hz. Todas as informações são enviadas para o circuito recep-
tor e são apresentadas ao condutor por meio de um display. Se alguma das rodas apresentarem uma alteração
considerável na pressão ou na temperatura, um LED piscará uma forte luz, indicando ao condutor a irregularida-
de. O LED piscando pode parecer coisa fútil, porem o condutor não se atentará a todo momento ao display e se
acontecer uma alteração na pressão ou temperatura acabará não percebendo, fazendo assim necessário o uso
do LED para chamar sua atenção.
RESULTADOS CURIOSIDADE
Nossos resultados foram exatamente o que esperáva- Já existe produtos similares ao nosso projeto no mer-
mos, o circuito funcionou perfeitamente e os sensores cado, porem só importado. Os similares de boa qua-
trabalharam como deveria ser. Se começarmos a co- lidade têm alto custo e os similares sem procedên-
mercializar esse produto com certeza poderíamos obter cia não dão garantia de bom funcionamento e ainda
sucesso, porque o mercado voltado para motocicletas não são muito baratos. Nosso projeto pretende ter
só vem crescendo e segurança é uma coisa que todos excelente qualidade e ótimo funcionamento, visando
desejam, ainda mais quando essa vem junto com um alguns diferenciais como utilização da bateria do pró-
preço acessível. Esse tipo de equipamento já deveria ter prio veículo para alimentar o circuito receptor e o dis-
sido implantado em todas as motos que são fabricadas play, uma maior durabilidade da bateria acoplada nas
no Brasil, visto que o risco que o condutor sofre de o rodas por conta da frequência utilizada nas medições
pneu ser atingido por qualquer tipo de objeto que possa e o LED indicador de irregularidades. Isso tudo com
perfurá-lo e iniciar um vazamento é muito grande, e se um custo abaixo da concorrência.
isso vier a acontecer, os acidentes são inevitáveis.
ORIENTADOR
Wanderson Eleuterio Saldanha
EQUIPE
Fagner Hamilton da Silva
Simion Gustavo Bernardo Martins
William Domingues Pereira
[1] http://www.circulaseguro.pt/seguranca-activa/o-que-o-tpms-controlo-da-pressao-dos-pneus.
[2] http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/115982/MICROCHIP/PIC18F4620.html.
[3] http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/417395/MICROCHIP/PIC16LF1824.html.
[4] http://www.nxp.com/files/sensors/doc/data_sheet/MPX5700.pdf.
[5] http://iw.suntekstore.com/attach.php?id=14006179&img=GY-61.doc.
BIBLIOGRAFIA [6] https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/SMD/nRF24L01Pluss_Preliminary_Product_Specification_v1_0.pdf.
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