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Revista Fetin 20162016
SKYLL Com o avanço da tecnologia se faz cada vez mais presente à
quantificação do desempenho dos atletas e consequentemente
a melhoria em suas habilidades. O SKYLL é um equipamento utilizado
para coletar e tratar dados referentes ao desempenho do atleta
durante atividades aquáticas, mais especificamente a natação.
Permitindo ao treinador avaliar o desempenho do atleta e retornar
os pontos positivos e negativos de sua avaliação.
O equipamento pode ser usado por qualquer pessoa para analisar seu
desempenho, mas em especial, para atletas e clubes de alto rendimento.
PROJETO
O SKYLL é constituído por 5 elementos principais: acelerômetro, memória, microcontrolador e software, que
trabalham em conjunto para atingir um objetivo.
O acelerômetro, a memória, o microcontrolador e um dos módulos de comunicação formam o equipamento que
será fixado no atleta durante a atividade.
Enquanto o outro módulo de comunicação conecta-se ao software, que inicia o microcontrolador que faz todo
o controle dos dados que são obtidos do acelerômetro e armazenados na memória durante a atividade. Após o
término da atividade, o módulo que está no atleta envia as informações para o módulo que está conectado ao
software. Essas informações são processadas e o desempenho do atleta é avaliado.
FUNCIONAMENTO
O equipamento será fixado junto ao nadador nas regiões onde se tem interesse de estudar seus parâmetros,
provavelmente o atleta ou técnico irão desejar saber qual é a velocidade instantânea do movimento, para
que isso aconteça, o equipamento deve ser fixado a parte lombar, que é um ponto fixo no corpo que mais se
aproxima à velocidade da pessoa, mas existe também a opção de trabalhar com este equipamento em outras
regiões do corpo para diferentes análises.
Depois de fixado, o atleta entra na piscina e pratica sua atividade, sendo monitorada pelo equipamento, e as
informações serão salvas em uma memória que está presente no dispositivo. Após o atleta sair da piscina,
os dados são enviados para um computador através de uma comunicação USB.
Quando as informações chegarem ao computador, ele irá processar os dados e indicar os parâmetros em
sua tela em forma de gráficos, imagens tridimensionais e cálculos pré estabelecidos para aperfeiçoamento
da técnica do atleta.
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