Page 15 - Revista Fetin
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Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado RESULTADOS
o software Construct 2, e criado um aplicativo.
Um aplicativo é uma maneira fácil de se ter um
jogo e fazer com que as crianças fiquem entre- O intuito do projeto é fazer com que crianças autistas
tidas. tenham um desenvolvimento melhor em sua fase da
educação, trabalhando com a linguagem e o raciocínio
FUNCIONAMENTO destas, de uma maneira divertida e fácil. Os jogos fun-
cionam da maneira desejada, e com o auxílio e orien-
tação de profissionais da área da educação de crianças
O jogo consiste de algumas fases, sendo cada especiais, consegue-se ter uma expectativa gratificante
fase um local que pertence ao cotidiano de com relação ao desenvolvimento dessas crianças. O
toda criança: casa, escola, zoológico e clube. jogo ajuda com que as crianças trabalhem a parte de
Dentro destas fases, existem 3 tipos de jo- linguagem, parte a qual possuem grandes dificuldades,
gos: arrastar, memória e selecionar imagens evitando que associem de maneira errada o significado
(tendo que escolher entre as certas e as erra- de um certo objeto.
das), todos jogos trabalhando a associação de
objetos com as áreas de cada fase. Após um
acerto, o nome do objeto é falado para que a
criança possa associar a imagem, seu significa- CURIOSIDADE
do e seu som. Para avançar entre estas fases
é necessário uma pontuação mínima e os A criança autista deve ser orientada por um profissional
acertos são representados pela quantida- da área para que ela use o projeto, pois por trás de toda a
de de estrelas que a criança ganha em parte de entretenimento. Todas as execuções da criança
cada joguinho. Apesar da pontuação e da durante os jogos são armazenadas em um banco de da-
necessidade de alguns acertos, o intuito dos e, ao fim de cada fase, é gerado um relatório virtual
desses jogos não é fazer com que a crian- para o profissional responsável por ela, para
ça apenas acerte, e sim que ela trabalhe que ele tenha em mãos a porcentagem de
melhor seu intelecto e não tenta dificul- acertos, erros e tentativas da criança. Esse
dades ao identificar o significado das coi- relatório é essencial para se notar o de-
sas. Para casos de erros, será estimulado senvolvimento da criança com a utiliza-
que a criança tende novamente. ção do projeto e facilita intensamente o
trabalho dos profissionais dessa área.
ORIENTADOR
Renzo Paranaíba Mesquita
EQUIPE
Henrique de Paiva Ribeiro
Matheus Absalon Brum de Magalhães
Nathália Souza Campos
William Pinheiro Castro
[1] JUNIOR,Paiva. Casos de autismo sobem para 1 a cada 68 crianças. Disponível em: http://www.revistaautismo.com.br/noticias/casos-de-autismo-
sobem-para-1-a-cada-68-criancas. Acesso em 20 de março de 2016.
[2] Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/02/tablets-tem-transformado-o-modo-das-criancas-autistas-se-
comunicarem.htm.
[3] SILVA, Aline; SILVA, Francisco. JOGOS COOPERATIVOS E CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO. Universidade Federal de Uberlândia.
BIBLIOGRAFIA
inatel.br/fetin/revista 15