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Revista Fetin 2016


         ASK





         APP FOR SPECIAL KIDS










         Levando em conta a população brasileira, 1 a cada 700
         crianças nascem com Síndrome de Down. Essas crian-
         ças possuem a idade intelectual defasada em relação
         à sua idade atual. Devido a esse fato, possuem dificul-
         dade  no  aprendizado,  principalmente  na  associação
         de nomes e cores, no desenvolvimento da memória e
         ao focarem em suas atividades. Pensando nisso, nos-
         sa equipe decidiu desenvolver um “Genius” (brinque-
         do popular na década de 80) para tablets, que fosse
         todo  adaptado  para  atender  às necessidades  desse
         público-alvo.









         PROJETO




         No artigo “Tablets a serviço da saúde da comunicação
         – relato de experiência”, produzido pelas fonoaudió-
         logas Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila
         Gama Martins à respeito do uso de tablets como ferra-
         menta de estimulação para pessoas com síndrome de
         Down, diversos aplicativos foram testados e tiveram
         sua eficácia  comprovada. À partir disso, para  fazer
         com que a experiência do usuário fosse a melhor pos-
         sível, decidimos implementar inicialmente as caracte-
         rísticas que todos eles apresentam em comum entre si   FUNCIONAMENTO
         e com a nossa ideia: a associação de imagens à sons
         de forma clara e intuitiva. Ao invés de apresentar ape-
         nas quatro cores e quatro sons, optamos por incluir   A aplicação funciona em dispositivos móveis que utili-
         também desenhos de animais, alimentos ou objetos      zam do sistema operacional Android. O jogo disponi-
         comuns ao dia-a-dia das crianças, que se referenciem   biliza categorias para os usuários e tem como objetivo
         às cores exibidas. Por exemplo, em vez de apresentar   o  desenvolvimento  da  memória.  Uma  sequência  de
         apenas a cor amarela, também será incluído o dese-    desenhos irá aparecer na tela, com seus respectivos
         nho de uma banana, e ao clicar neste botão, a pala-   nomes e cores. Em seguida, a criança deverá então
         vra “banana” será citada. Desta forma, o usuário pode   repetir a série, clicando no botão de cada objeto. Após
         aprender se divertindo, e automaticamente, será indu-  finalizada a vez do jogador, a aplicação verifica se a en-
         zido a aprender a associação entre aquela cor, aquele   trada é igual à sequência disponibilizada, mostrando
         objeto e aquele som automaticamente.                  em seguida o resultado da partida.


         20   Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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