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Revista Fetin 2016
ASK
APP FOR SPECIAL KIDS
Levando em conta a população brasileira, 1 a cada 700
crianças nascem com Síndrome de Down. Essas crian-
ças possuem a idade intelectual defasada em relação
à sua idade atual. Devido a esse fato, possuem dificul-
dade no aprendizado, principalmente na associação
de nomes e cores, no desenvolvimento da memória e
ao focarem em suas atividades. Pensando nisso, nos-
sa equipe decidiu desenvolver um “Genius” (brinque-
do popular na década de 80) para tablets, que fosse
todo adaptado para atender às necessidades desse
público-alvo.
PROJETO
No artigo “Tablets a serviço da saúde da comunicação
– relato de experiência”, produzido pelas fonoaudió-
logas Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila
Gama Martins à respeito do uso de tablets como ferra-
menta de estimulação para pessoas com síndrome de
Down, diversos aplicativos foram testados e tiveram
sua eficácia comprovada. À partir disso, para fazer
com que a experiência do usuário fosse a melhor pos-
sível, decidimos implementar inicialmente as caracte-
rísticas que todos eles apresentam em comum entre si FUNCIONAMENTO
e com a nossa ideia: a associação de imagens à sons
de forma clara e intuitiva. Ao invés de apresentar ape-
nas quatro cores e quatro sons, optamos por incluir A aplicação funciona em dispositivos móveis que utili-
também desenhos de animais, alimentos ou objetos zam do sistema operacional Android. O jogo disponi-
comuns ao dia-a-dia das crianças, que se referenciem biliza categorias para os usuários e tem como objetivo
às cores exibidas. Por exemplo, em vez de apresentar o desenvolvimento da memória. Uma sequência de
apenas a cor amarela, também será incluído o dese- desenhos irá aparecer na tela, com seus respectivos
nho de uma banana, e ao clicar neste botão, a pala- nomes e cores. Em seguida, a criança deverá então
vra “banana” será citada. Desta forma, o usuário pode repetir a série, clicando no botão de cada objeto. Após
aprender se divertindo, e automaticamente, será indu- finalizada a vez do jogador, a aplicação verifica se a en-
zido a aprender a associação entre aquela cor, aquele trada é igual à sequência disponibilizada, mostrando
objeto e aquele som automaticamente. em seguida o resultado da partida.
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