Page 19 - Revista Fetin
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RESULTADOS


                                                           O modelo da gamificação já vem sendo aplicado nas mais
                                                           variadas situações, e diversas pesquisas realizadas  já
                                                           demonstraram o seu valor na melhoria de diversos proces-
                                                           sos na área da saúde e, também, outras áreas.

                                                           No  ARmotion  esse  modelo  se  apresenta  como uma
                                                           forma de entreter o paciente durante o processo terapêuti-
                                                           co, tornando-o mais interativo e lúdico, diminuindo assim,
                                                           a sensação de cansaço e repetição, que são pontos cita-
                                                           dos pelos próprios pacientes como ruins na fisioterapia.
                                                           A eliminação desses problemas permite que a recupera-
                                                           ção das funções motoras-neurológicas dos pacientes seja
                                                           mais rápida e eficaz.





                                                           CURIOSIDADE


                                                           O ARmotion se propõe a ser um equipamento com mobilidade
                                                           facilitada, o que permitirá ao terapeuta atender mesmo os pa-
                                                           cientes que, pelos motivos mais variados, não podem se deslo-
                                                           car até a clínica para as sessões de fisioterapia. A eliminação
                                                           da força da gravidade, ainda, permite que mesmo os pacientes
                                                           com elevado grau de comprometimento sejam capazes de re-
                                                           alizar  os  movimentos  propostos  pelo  equipamento  e  possam
                                                           aproveitar dos benefícios desse método terapêutico. Finalmen-
                                                           te, o uso do Kinect para obter os dados oferecerá um maior grau
                                                           de confiabilidade para o processo terapêutico.














                                                                 ORIENTADOR
                                                                 Elisa Renno Carneiro Dester
                                                                 EQUIPE
                                                                 Gabriel Henrique Pereira de Castro
                                                                 Jonathan Brendon Eugênio
                                                                 Mariele Ribeiro do Valle Faria


                        [1] MALAWSKI, Filip. Top-view people counting in public transportation using kinect. Departamento de ciências da computação, AGH University of Science and
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          BIBLIOGRAFIA



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