Page 29 - Revista Fetin
P. 29

RESULTADOS



                                                              Inicialmente, pretendia-se que o colaborador, ao dar
                                                              sua bicicleta para o sistema, ganhasse quando ela fos-
                                                              se alugada, gerando renda para o mesmo.

                                                              Porém, ao aprofundarmos a ideia, demonstrou-se ine-
                                                              ficiente, pois deixa a dúvida de quem é o responsável
                                                              pela manutenção da bicicleta, pois o colaborador es-
                                                              taria ganhando com o aluguel dela, mas não necessa-
                                                              riamente utilizando-a.
                                                              Então surgiu a ideia da gamificação e do engajamen-
                                                              to social, transferindo o valor arrecadado com os alu-
                                                              guéis para pessoas carentes em troca de algum servi-
                                                              ço, e o lucro da Bicicletar virá de empresas parceiras
                                                              que querem atingir  o público que utiliza  o sistema,
                                                              através de goddess marketing.

                                                              ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS BIKES PELOS PER-
                                                              SONAGENS OS MESMOS VÃO JUNTANDO PONTOS,
                                                              QUE PODEM SER TROCADOS POR DESCONTOS EM
                                                              PRODUTOS DE EMPRESAS PARCEIRAS, INCENTI-
                                                              VANDO A UTILIZAÇÃO DAS BICICLETAS.




                                    CURIOSIDADE


                                    Em São Paulo, apenas em 2015, foram construídos mais de 400 Km de ciclovias, se tornando
                                    o estado com a maior malha cicloviária do pais, evidenciando o investimento do governo em
                                    transportes sustentáveis. Os resultados da pesquisa “Perfil de quem usa bicicleta na cidade
                                    de São Paulo” realizada em 2015 pela Ciclocidade, mostrou que mais de 70% dos ciclistas
                                    afirmam usar a bicicleta pelo menos 5 vezes por semana, indicando que a bicicleta é, de fato,
                                    o principal meio de transporte para muitos paulistanos.












                                                                                     ORIENTADOR
                                                                                     Evandro Luis Brandão Gomes
                                                                                     ALUNO
                                                                                     Roberto Luiz Assad Pinheiro


                        [1] VALLE, C. Em São Paulo, número de ciclistas cresce 50% em 1 ano. O Estado de S. Paulo, São Paulo,18 Setembro 2014.
                        [2] Portal de Notícias prefeitura de São Paulo, Número de ciclistas aumentou com implantação de ciclovias na capital. Disponível em: <http://www.capital.sp.gov.
                        br/portal/noticia/6047#ad-image-0>. Acesso em 07 de outubro de 2016.
                        [3] Companhia de Engenharia de Tráfego, Mapa de Infraestrutura Cicloviária. Disponivel em: <http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/mapa-deinfraestrutu-
                        ra-cicloviaria.aspx>. Acesso em 06 de outubro de 2016.
          BIBLIOGRAFIA



                                                                                         inatel.br/fetin/revista  29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34