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Revista Fetin 2016


                          BICICLETAR












            Um dos maiores desafios do secúlo XXI é a
            mobilidade urbana. O caso da cidade de São
            Paulo é um exemplo de que a mobilidade ur-
            bana veio para ficar. Segundo a Companhia
            de Engenharia de Tráfego, no início de 2015
            eram 64 Km de ciclovias e atualmente são
            464 Km. E nas últimas pesquisas o uso das
            ciclovias aumentou 66%.


            Um grande desafio é mudar o pensamento
            das pessoas em relação ao uso da bicicleta
            como meio de transporte. Para isso é neces-
            sário viabilizar o acesso e a utilização das
            bicicletas através do engajamento social e
            da tecnologia, gamificando o transporte.






         PROJETO



         O objetivo do projeto é disponibilizar bicicletas para aluguel com baixo custo. O sistema gira em torno da gami-
         ficação. São dois personagens principais: o “Colaborador” e o “Usuário”, com papeis inter-relacionados. Através
         da utilização das bikes pelos personagens os mesmos vão juntando pontos, que podem ser trocados por descon-
         tos em produtos de empresas parceiras, incentivando a utilização das bicicletas.
         Quando um dos personagens retirar a bicicleta, ele poderá devolvê-la em qualquer outro posto, possibilitando
         assim aumento da mobilidade urbana.
         Com relação ao dinheiro arrecadado pela taxa de manutenção, paga pelo usuário, será utilizada na Mecânica
         Solidária, local que haverá pessoas em risco social que precisam de uma renda extra que ganharão um valor por
         bicicletas concertadas.



         FUNCIONAMENTO



         O sistema possui dois componentes principais: o aplicativo (software) e a trava (hardware) que fica instalada nos
         postos Bicicletar. Ambos se comunicam entre si, quando próximos, por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy
         (BLE). Após login no aplicativo, aparecerá um mapa que indica todos os postos Bicicletar próximos à localização
         atual da pessoa. Quando um posto for escolhido, o app tentará se conectar com as travas presentes nele utilizan-
         do o BLE, que só será possível se o usuário estiver no local, para assim exibir as bicicletas que estão disponíveis.
         Cada bike possui um ID próprio em um transmissor BLE, o Beacon. Após escolher qual ele irá alugar, o celular
         se comunica com a tranca especifica, solicitando a liberação, assim, a roda frontal presa na trava por uma haste,
         será recolhida por um servo motor na tranca. A mesma também possui um Momote, para processar e enviar os
         dados, além um sensor Infra vermelho, que identifica a presença da roda.


         28   Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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