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Revista Fetin 2016


         NEUROGAMES




                                                      Quando há algum dano neurológico (lesão cerebral, causada
                                                      por doenças degenerativas,  traumas  ou acidentes),  pode-se
                                                      ter  um comprometimento  das funções cognitivas  sendo as
                                                      principais: percepção, atenção, memória, raciocínio e solução
                                                      de problemas. O processo de reabilitação pode ser considera-
                                                      do como um processo educacional. Dessa forma, acredita-se
                                                      que uma ferramenta para a reabilitação seria a utilização de jo-
                                                      gos de propósito específico , ou seja, criar jogos que possuam
                                                      funcionalidades específicas para estimulação direta das  áreas
         PROJETO                                      do  Sistema Nervoso que sofreram lesões.



         O projeto é desenvolvido no Unity 3D, uma plataforma de desenvolvimento que utiliza a linguagem de progra-
         mação C# para modelar personagens, criar cenários, determinar ações através de scripts, criando um jogo tridi-
         mensional. No jogo foram desenvolvidas funcionalidades que buscam a Reabilitação Cognitiva de pacientes que
         sofreram algum tipo de lesão neurológica. Desta forma, cada doença requer um jogo com estímulos específicos,
         sendo que cada qual possui fases com níveis de dificuldade distintos afim de analisar a evolução do paciente.
         Este, poderá ser utilizado em clínicas fisioterapeutas como uma alternativa ao tratamento convencional ou em
         domícilio, o que dará continuidade ao tratamento.































         FUNCIONAMENTO



         O projeto funcionará da seguinte maneira: ao começar o jogo, haverá uma tela principal com um cadastro
         do paciente. Posteriormente a ele, será exibido um Menu com um jogo específico para cada tipo de doença.
         O Fisioterapeuta ou o paciente, deve selecionar a doença correta  para que o jogo se inicie. Ele começará
         com uma fase de menor dificuldade e, de acordo com seu desenvolvimento, irá progredindo para níveis
         de maior dificuldade. Cada fase apresentará  diversos estímulos e tarefas que buscam reabilitar as funções
         neurológicas de forma eficaz. Ao final do jogo, será demonstrado dados estatísticos do paciente, como uma
         forma de mantê-lo motivado a evoluir. O jogo poderá ser utilizado em clínicas sob a supervisão do Fisiote-
         rapeuta  como uma alternativa dinâmica ao tratamento convencional, mas também poderá ser utilizado em
         casa, sob recomendação deste profissional como uma forma continuada de tratamento.


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