Page 85 - Revista Fetin
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lizam esses dados para movimentar a câmera do am- RESULTADOS
biente virtual. O acelerômetro é um sensor que apre-
senta muito ruído, porém o desvio de suas leituras é
praticamente zero, ou seja, sua leitura instantânea é O projeto visava construir um óculos de realidade vir-
incerta mas levando em conta um maior intervalo de tual de baixo custo com precisão nos movimentos e fa-
tempo, suas medidas são precisas. O giroscópio é ou- cilidade de acesso para todas pessoas. Após o término
tro importante sensor inercial, devido o fato de suas do projeto, o mesmo foi testado em diversas aplicações
leituras não possuírem nenhum ruído, no entanto para e jogos, tais quais: Counter Strike, Outlast e aplicações
um instante de tempo maior, suas leituras tendem a web. Foi identificado que o mesmo apresenta qualida-
ser incertas devido ao alto desvio. A solução para o de satisfatória na detecção dos movimentos da cabe-
problema das incertezas entre medições desses sen- ça, porém em jogos que exigem pequenos e precisos
sores separados é a mesclagem dos dados de ambos. movimentos, sua precisão é vagamente falha devido a
Para isso foi é necessário utilizar um filtro de dados de- deficiências no hardware utilizado. Para obtenção de
nominado Filtro Complementar, onde os dados brutos uma maior imersão no ambiente virtual foi necessário
dos sensores serão transformados em ângulos para complementá-lo com um controle para realizar as de-
que possam ser interpretados. mais funções das aplicações.
CURIOSIDADE
Uma pequena desvantagem para os óculos de realidade virtuais dis-
poníveis no mercado atualmente, é que os mesmos apenas funcio-
nam em aplicações feitas exclusivamente para eles, ou seja, todos
programas disponíveis no mercado até então necessitam ser atualiza-
dos para suportar a tecnologia de realidade virtual. No entanto nosso
óculos, OwnVR, suporta qualquer aplicação em que sua orientação ou
controle seja feita pelo cursor do mouse, assim sendo, as aplicações
que não foram criadas pensando nessa tecnologia são facilmente por-
tadas para realidade virtual.
ORIENTADOR
Renzo Paranaíba Mesquita
EQUIPE
Mauro Sérgio Moreira Pereira
Moisés Machado Bitencourt
Rodolfo Rodolfo Rangel Rodrigues
Wesley Reis da Silva
[1] Tutorial acelerômetro MPU 6050. Disponível em: http://blog.filipeflop.com/sensores/tutorial-acelerometro-mpu6050-arduino.html.
Acesso em: 17 de abril de 2016.
[2] Filtro de Kalman. Disponível em: http://labdegaragem.com/forum/topics/filtro-de-kalman. Acesso em: 25 de maio de 2016;
[3] Tutorial Arduino Leonardo como mouse. Disponível em http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-arduino-leonardo-como-mouse.
Acesso em 12 de agosto de 2016.
BIBLIOGRAFIA
inatel.br/fetin/revista 85