Page 84 - Revista Fetin
P. 84

Revista Fetin
         Revista Fetin 20162016

         ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
         OWNVR


















         A ideia da realidade virtual é antiga, mas somente agora com os avanços computacionais ela vem se tornando
         viável. Porém, hoje em dia, ela é uma tecnologia que ainda é muito cara e ainda precisa ter seu potencial total-
         mente explorado. Com uso de uma tecnologia mais acessível, como os microcontroladores Arduíno, o projeto
         consiste na criação do hardware de um óculos de realidade virtual mais barato para um mercado que abrange
         diversas áreas, desde entretenimento até simulações médicas ou militares.


                                                               PROJETO




                                                               Através do Arduíno Leonardo, com suas funcionali-
                                                               dades de interação e simulação de periféricos e, em
                                                               conjunto de um módulo acelerômetro giroscópio, que
                                                               coletará dados brutos de toda movimentação feita
                                                               por ele. Todo movimento nas dimensões X, Y e Z será
                                                               convertido em informações para o computador atra-
                                                               vés de um algoritmo que converterá esses dados bru-
                                                               tos em ângulos e vetores para que possamos calcular
                                                               a movimentação do módulo acelerômetro giroscópio.
                                                                              Dessa forma, poderemos controlar o
                                                                              ponteiro do mouse que controlará a
                                                                              câmera do jogo ou ambiente virtual.
                                                                              Um controle joystick será implemen-
                                                                              tado para a realização da movimen-
                                                                                tação do personagem no jogo ou
                                                                                  no ambiente  virtual. Para uma
                                                                                   maior liberdade do usuário, os
                                                                                   óculos possuirá um  cabo  de
                                                                                  três metros.



                                                                               FUNCIONAMENTO



                                                                            O princípio de funcionamento do ócu-
                                                                            los de realidade  virtual  consiste em
                                                                           unificar os dados de sensores inerciais
                                                                           tal como acelerômetro e giroscópio, que
                                                                          captam os movimentos do usuário e uti-




              Instituto Nacional de
         84
         84   Instituto Nacional de Telecomunicações - InatelTelecomunicações - Inatel
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89