Page 52 - Revista Fetin
P. 52

ELETRÔNICA FÁCIL


    52








              Durante as aulas de laboratório das disciplinas de eletrônica, percebemos a dificuldade dos alunos ao manuse-
              ar os equipamentos necessários para a realização das atividades propostas pelo monitor. Apesar da presença
              de uma pessoa capacitada nas salas, não é viável ele atender todos os alunos que estão com dúvidas que
              são consideradas básicas e isso acaba prejudicando o grupo, que pode não conseguir finalizar os exercícios
              propostos. Pensando nisso, o aplicativo Eletrônica Fácil surgiu com o propósito de otimizar o tempo dos alunos
              e monitores dentro da sala de aula.



              PROJETO                                            ficados na imagem, uma caixa de texto em branco
                                                                 que possibilita o usuário adicionar alguma observa-
                                                                 ção pessoal sobre o equipamento em questão e um
              O projeto consiste em um aplicativo que contém tuto-  botão que volta para a tela anterior.
              riais dos equipamentos que serão utilizados frequen-
              temente durante as aulas no laboratório. A primeira
              versão  desse  aplicativo  contém cinco  tutoriais  de  RESULTADOS
              equipamentos extremamente necessários nas aulas
              de laboratório  das disciplinas  de eletrônica  no Ina-  Inicialmente, a ideia era apresentar os tutoriais uti-
              tel. Após recebermos o feedback dos usuários, pre-  lizando  a tecnologia  de realidade  aumentada, mas
              tendemos lançar novas atualizações. Por  exemplo,   essa parte do projeto não saiu como esperavamos
              possibilitar o professor adicionar novos tópicos que   por conta do pouco tempo que tivemos para a con-
              ainda não estão na aplicação e fazer seu tutorial per-  clusão do projeto. Porém, uma atualização  que já
              sonalizado, podendo adicionar fotos, textos e comen-  temos como certa é a implementação dessa tecnolo-
              tários de acordo com a necessidade de seus alunos.   gia que irá facilitar a vizualização dos equipamentos
              Em planos futuros, o projeto poderá auxiliar outras   presentes nos tutoriais. Outra atualização será pos-
              instituições  de ensino  que  também  utilizam  esses   sibilitar que o monitor ou professor adicione novos
              equipamentos e observam essa dificuldade nos es-   equipamentos de acordo com sua necessidade em
              tudantes.                                          sala de aula, o que irá resultar num tutorial personali-
                                                                 zado e pensado excluisivamente para os alunos que
              FUNCIONAMENTO                                      têm dificuldade no manuseio desses equipamentos.


              O aplicativo foi desenvolvido na plataforma MIT App  CURIOSIDADES

              Inventor, que utiliza a programação em blocos para
              fazer o controle das telas. A página inicial do aplicati-  No começo a nossa ideia era apresentar um tutorial
              vo é o Menu Principal, que contém cinco botões com   de somente um equipamento, que faz parte da grade
              a  identificação  dos  equipamentos  que  serão  abor-  curricular do curso de Controle e Automação, porém
              dados. Os equipamentos são: Gerador de Funções,    no  decorrer  do  semestre  pudemos  perceber  a  difi-
              Osciloscópio, Fonte de Tensão, Multímetro e Proto-  culdade dos nossos colegas de turma em relembrar
              board. Ao selecionar uma das opções, o usuário será   todas as funções dos equipamentos  que usamos
              encaminhado para uma tela que tem nela uma ima-    desde  o primeiro  período.  Como  aprendemos  mui-
              gem do equipamento escolhido com suas partes es-   ta coisa em pouco tempo, esse conhecimento acaba
              pecíficas separadas por números e abaixo dela, dois   sendo perdido e o aplicativo será uma ótima maneira
              botões. O  primeiro permite a vizualização  do texto   de nos auxiliar e otimizar o tempo que temos durante
              e o segundo volta para o Menu Principal. A tela de   as aulas de laboratório.
              descrição contem um texto explicativo sobre o equi-
              pamento em relação aos números que estão identi-


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57