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ELETRÔNICA FÁCIL
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Durante as aulas de laboratório das disciplinas de eletrônica, percebemos a dificuldade dos alunos ao manuse-
ar os equipamentos necessários para a realização das atividades propostas pelo monitor. Apesar da presença
de uma pessoa capacitada nas salas, não é viável ele atender todos os alunos que estão com dúvidas que
são consideradas básicas e isso acaba prejudicando o grupo, que pode não conseguir finalizar os exercícios
propostos. Pensando nisso, o aplicativo Eletrônica Fácil surgiu com o propósito de otimizar o tempo dos alunos
e monitores dentro da sala de aula.
PROJETO ficados na imagem, uma caixa de texto em branco
que possibilita o usuário adicionar alguma observa-
ção pessoal sobre o equipamento em questão e um
O projeto consiste em um aplicativo que contém tuto- botão que volta para a tela anterior.
riais dos equipamentos que serão utilizados frequen-
temente durante as aulas no laboratório. A primeira
versão desse aplicativo contém cinco tutoriais de RESULTADOS
equipamentos extremamente necessários nas aulas
de laboratório das disciplinas de eletrônica no Ina- Inicialmente, a ideia era apresentar os tutoriais uti-
tel. Após recebermos o feedback dos usuários, pre- lizando a tecnologia de realidade aumentada, mas
tendemos lançar novas atualizações. Por exemplo, essa parte do projeto não saiu como esperavamos
possibilitar o professor adicionar novos tópicos que por conta do pouco tempo que tivemos para a con-
ainda não estão na aplicação e fazer seu tutorial per- clusão do projeto. Porém, uma atualização que já
sonalizado, podendo adicionar fotos, textos e comen- temos como certa é a implementação dessa tecnolo-
tários de acordo com a necessidade de seus alunos. gia que irá facilitar a vizualização dos equipamentos
Em planos futuros, o projeto poderá auxiliar outras presentes nos tutoriais. Outra atualização será pos-
instituições de ensino que também utilizam esses sibilitar que o monitor ou professor adicione novos
equipamentos e observam essa dificuldade nos es- equipamentos de acordo com sua necessidade em
tudantes. sala de aula, o que irá resultar num tutorial personali-
zado e pensado excluisivamente para os alunos que
FUNCIONAMENTO têm dificuldade no manuseio desses equipamentos.
O aplicativo foi desenvolvido na plataforma MIT App CURIOSIDADES
Inventor, que utiliza a programação em blocos para
fazer o controle das telas. A página inicial do aplicati- No começo a nossa ideia era apresentar um tutorial
vo é o Menu Principal, que contém cinco botões com de somente um equipamento, que faz parte da grade
a identificação dos equipamentos que serão abor- curricular do curso de Controle e Automação, porém
dados. Os equipamentos são: Gerador de Funções, no decorrer do semestre pudemos perceber a difi-
Osciloscópio, Fonte de Tensão, Multímetro e Proto- culdade dos nossos colegas de turma em relembrar
board. Ao selecionar uma das opções, o usuário será todas as funções dos equipamentos que usamos
encaminhado para uma tela que tem nela uma ima- desde o primeiro período. Como aprendemos mui-
gem do equipamento escolhido com suas partes es- ta coisa em pouco tempo, esse conhecimento acaba
pecíficas separadas por números e abaixo dela, dois sendo perdido e o aplicativo será uma ótima maneira
botões. O primeiro permite a vizualização do texto de nos auxiliar e otimizar o tempo que temos durante
e o segundo volta para o Menu Principal. A tela de as aulas de laboratório.
descrição contem um texto explicativo sobre o equi-
pamento em relação aos números que estão identi-
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