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1   o       E-SEAT





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              De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de
              idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060. Visando facilitar a locomo-
              ção e melhorar a comodidade dessa parcela no que diz respeito ao transporte particular, foi desenvolvido um
              assento automatizado para carros, o qual realiza movimentos de rotação e inclinação por meio de um controle
              fixo ao painel do automóvel.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              O e-Seat consiste em um banco de carro do passa-   Com o  projeto  em  funcionamento,  comprova-se a
              geiro, com o intuito de realizar um movimento de no-  concretização das ideias propostas: praticidade, faci-
              venta graus no sentido horário e posteriormente, com   lidade e comodidade. O e-Seat tem como intuito colo-
              a pessoa alocada no assento, movimentar-se de for-  car em prática as ideias ainda não concretizadas, as
              ma análoga para a posição inicial. Esses movimen-  quais visam alcançar um público mais abrangente.
              tos são feitos a partir do comando de um controle, o   Além disso, propõe-se a diminuir a dependência do
              qual estará fixo ao painel frontal do carro. Além disso,   público-alvo, por exemplo, os paralíticos. Para estes,
              o controle possui comandos de inclinação ao encos-  por terem a necessidade de uma cadeira de rodas, o
              to, que  proporcionam maior comodidade e conforto    funcionamento tende a um progresso no qual utiliza-
              ao passageiro.                                     rá uma plataforma para interligar o assento à cadeira,
                                                                 de forma automatizada e mantendo a essência das
              FUNCIONAMENTO                                      ideias: inovação e melhoria para a população.

              Foi criado um mecanismo  mecânico/eletrônico  que  CURIOSIDADES

              promove a rotação do eixo de giro no qual o banco
              está acoplado. O assento, que se encontra na posi-  Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU),
              ção natural, gira noventa graus  no sentido horário   os idosos representavam, em 2005, 10,4%  da po-
              para possibilitar que o passageiro  entre de costas   pulação mundial, e estudos indicam que, até 2050,
              no carro. Após se acomodar, o motorista aciona um   esse valor será superior a 20%.” “Em relação à po-
              comando para realizar o giro no sentido anti-horário   pulação  brasileira os idosos eram apenas  5%. No
              em direção à posição original. Para isso, um motor   entanto, projeções indicam que, em 2050, passará à
              de para-brisa de 12V,  alimentado pela bateria do   18%” Com o aumento da expectativa de vida da po-
              automóvel, promove a rotação desse assento. Além   pulação, deve-se aumentar também a possibilidade
              disso, um cubo de roda automotivo, capaz de supor-  de oferecer autonomia aos indivíduos. O conceito de
              tar alta pressão sob sua estrutura, transmite o torque   autonomia proposto pelo projeto se acentua no que
              ao banco facilitando tal rotação. Para um movimento   diz respeito a melhorias na qualidade de vida dos pú-
              suave, foram utilizados três sistemas de redução de   blico alvo: gestantes, idosos e deficientes físicos.
              força, os quais reduzem (ou diminuem) a quantidade
              de giros fornecidos pelo motor, visando a maior co-
              modidade e segurança ao ser acionado.










              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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