Page 56 - Revista Fetin
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1 o E-SEAT
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De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de
idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060. Visando facilitar a locomo-
ção e melhorar a comodidade dessa parcela no que diz respeito ao transporte particular, foi desenvolvido um
assento automatizado para carros, o qual realiza movimentos de rotação e inclinação por meio de um controle
fixo ao painel do automóvel.
PROJETO RESULTADOS
O e-Seat consiste em um banco de carro do passa- Com o projeto em funcionamento, comprova-se a
geiro, com o intuito de realizar um movimento de no- concretização das ideias propostas: praticidade, faci-
venta graus no sentido horário e posteriormente, com lidade e comodidade. O e-Seat tem como intuito colo-
a pessoa alocada no assento, movimentar-se de for- car em prática as ideias ainda não concretizadas, as
ma análoga para a posição inicial. Esses movimen- quais visam alcançar um público mais abrangente.
tos são feitos a partir do comando de um controle, o Além disso, propõe-se a diminuir a dependência do
qual estará fixo ao painel frontal do carro. Além disso, público-alvo, por exemplo, os paralíticos. Para estes,
o controle possui comandos de inclinação ao encos- por terem a necessidade de uma cadeira de rodas, o
to, que proporcionam maior comodidade e conforto funcionamento tende a um progresso no qual utiliza-
ao passageiro. rá uma plataforma para interligar o assento à cadeira,
de forma automatizada e mantendo a essência das
FUNCIONAMENTO ideias: inovação e melhoria para a população.
Foi criado um mecanismo mecânico/eletrônico que CURIOSIDADES
promove a rotação do eixo de giro no qual o banco
está acoplado. O assento, que se encontra na posi- Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU),
ção natural, gira noventa graus no sentido horário os idosos representavam, em 2005, 10,4% da po-
para possibilitar que o passageiro entre de costas pulação mundial, e estudos indicam que, até 2050,
no carro. Após se acomodar, o motorista aciona um esse valor será superior a 20%.” “Em relação à po-
comando para realizar o giro no sentido anti-horário pulação brasileira os idosos eram apenas 5%. No
em direção à posição original. Para isso, um motor entanto, projeções indicam que, em 2050, passará à
de para-brisa de 12V, alimentado pela bateria do 18%” Com o aumento da expectativa de vida da po-
automóvel, promove a rotação desse assento. Além pulação, deve-se aumentar também a possibilidade
disso, um cubo de roda automotivo, capaz de supor- de oferecer autonomia aos indivíduos. O conceito de
tar alta pressão sob sua estrutura, transmite o torque autonomia proposto pelo projeto se acentua no que
ao banco facilitando tal rotação. Para um movimento diz respeito a melhorias na qualidade de vida dos pú-
suave, foram utilizados três sistemas de redução de blico alvo: gestantes, idosos e deficientes físicos.
força, os quais reduzem (ou diminuem) a quantidade
de giros fornecidos pelo motor, visando a maior co-
modidade e segurança ao ser acionado.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel