Page 116 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
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Luva para
Fisioterapia
Equipe: Francisco Oliveira Silva | Leon Izidoro de Souza
Marcos Vinicius Ferreira Oliveira de Souza
Orientador: Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro
Devido a falta de recursos na parte da fisioterapia das mãos, surgiu a ideia de desenvolver
um protótipo para ajudar os pacientes a recuperarem os movimentos das mãos. De acordo
com as pesquisas no site fisioterapiaparatodos.com existem diversos músculos e tendões
nas mãos que são fragilizados facilmente. De acordo com estudos recentes existem poucos
recursos para a recuperação dos movimentos das mãos, eles são muito repetitivos. Com
a implementação do protótipo Luva para Fisioterapia, os pacientes têm um estímulo para
executarem exercícios que irão ajudar a recuperar os movimentos das mãos.
projeto
O protótipo consiste em uma luva que auxilia na fisioterapia das mãos, que será utilizada
quando ocorrer fraturas, impossibilitando que as vítimas consigam movimentar seus dedos
normalmente. Com a implementação do protótipo Luva para Fisioterapia, os pacientes têm
um estímulo para executarem exercícios que irão ajudar a recuperar os movimentos das
mãos. Ele consiste em uma luva com borrachas resistivas nos dedos, ligada a um Arduino
UNO, e através de uma porta serial manda os dados obtidos pelas borrachas para o com-
putador, que é um jogo de memória. A Borracha resistiva funciona como sensor de pressão,
e seu material principal é o Velostat, que varia sua resistência de acordo com a pressão
sobre ele.
funcionamento
Trata-se de um circuito que contém uma borracha resisti- O software possui uma linguagem de programação visual
va (Velostat) como sensor de pressão, conectadas às en- chamada “Blueprint” que seria utilizada no projeto, trata-
tradas analógicas do arduino que envia os dados para o -se de um jogo da memória: É um jogo de memória que
computador pela porta serial. Assim o software realiza uma aumenta a dificuldade gradualmente. O jogo da memória
comparação. Essa borracha resistiva adquire resistência possui cinco estrelas coloridas. Que piscam aleatoriamente
quando há pressão sobre ela. de acordo com o nível de dificuldade. A sequência é arma-
O software utilizado é o motor gráfico Unreal com auxílio zenada em uma variável para comparala com a sequência
do Plug-in que permite a comunicação entre o motor com o realizada pelo jogador. Se o resultado for igual o jogo vai
Arduino chamado “UE4Duino”. para o próximo nível, se for diferente o jogo acaba.
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