Page 121 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 121
resultados curiosidades
Devido à pandemia, não foi possível a realização da pro- A inspiração para a ideia deste projeto foram os leitores
totipagem do projeto, porém, os resultados esperados se- RFID instalados nas portas das salas de aula e laboratórios
riam principalmente tangentes à mobilidade. Percebendo o do Inatel, porém, diferentemente desses aparelhos, inicial-
tempo gasto para fazer a chamada ou o tempo em que um mente foi pensado o uso de sensores biométricos de im-
aluno fica distraído com a lista de chamada passando pela pressão digital. Com a chegada do novo coronavírus e de
sala, é visível que o marcador de presença por RFID garan- seu modo de transmissão, o uso de sensores que necessi-
tiria mais tempo de aula produtivo e reduziria a distração tassem do toque humano mostrou-se inviável, então, o uso
dos estudantes, além de, em casos também de palestras e da tecnologia já presente nas carteirinhas de estudante do
apresentações, garantir uma maior facilidade para registrar Inatel se apresentou de maneira mais viável e eficiente já
a presença e escolher entre equivalência ou horas de AC. que contornava esse problema e facilitava todo o processo
Sendo assim, seria um produto viável para a produção em de registro de presença.
larga escala e utilização em várias instituições de ensino.
Bibliografia
[1] GitHub. Rfid. https://github.com/miguelbalboa/rfid
[2] Gta.ufrj.br. RFID. https:// www.gta.ufrj.br/grad/07_1/rfid/RFID_arquivos/Index.htm
[3] Trovan. RFID: Existem diferentes tipos de RFID? https://www.trovan.com/pt/RFID-FAQ/Aulas-RFID
[4] SACCO, Francesco. Comunicação SPI https://www.embarcados.com.br/spi-parte-1/
[5] GitHub. https://github.com/espressif/arduino-esp32/tree/master/libraries/SPI
[6] ESP32 Development Board. Random Nerd Tutorials. https://randomnerdtutorials.com/getting-started-with-esp32/
inatel.br/fetin/revista 121