Page 132 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 132

Octo













                                                  Equipe: Pablo Cruz Gaudard
                                                  Orientador: Felipe Beltrán Mejía






                                 Ao aprender um idioma, manter o novo vocabulário pode ser difícil. Estima-se que é preciso
                                 conhecer entre 1000 e 3000 palavras para atingir um nível conversacional, e o que pode tor-
                                 nar essa jornada ainda mais frustrante é a “curva do esquecimento”, ou seja, sem repetição,
                                 a informação é perdida. Como solução, o app funciona como um diário que mantém contro-
                                 le do novo vocabulário. Nele é possível criar flashcards e praticar as novas palavras. Além
                                 disso, o app também lembra o usuário quando é hora de rever um vocabulário específico.





                                 projeto



                                 O aplicativo permite ao usuário criar flashcards para memorizar vocabulário em um idioma
                                 alvo. Cada flashcard tem duas faces: na frente há uma barra que indica a retenção da pala-
                                 vra, botões para escuta e fala e atrás há o significado junto a uma frase de exemplo. É pos-
                                 sível praticar a pronúncia, escuta, e testar quão bem memorizada cada palavra está com
                                 lições criadas de forma automática. Ao fim de cada lição, o usuário recebe moedas para
                                 usar na loja e ganha pontuação para subir de nível. O app se baseia em repetição espaçada
                                 para dizer ao usuário quando é hora de praticar novamente um determinado flashcard. Para
                                 aqueles que preferem não criar seus próprios flashcards, novos flashcards são sugeridos
                                 pelo app ao fim de cada lição.









       funcionamento



       O primeiro  passo é cadastrar-se  no app e escolher  um  é praticar o novo vocabulário. Ao selecionar a opção “prati-
       idioma. Em seguida, já é possível criar flashcards, basta  car”, o app cria lições baseadas nas informações contidas
       clicar na aba “Novo Flashcard” e entrar com uma palavra  nos flashcards. Em cada lição, o usuário recebe uma tarefa
       no idioma alvo ou no próprio idioma materno. O app então,  diferente que pode ser de ordenar palavras, digitar o que
       automaticamente, sugere uma tradução para a palavra e  ouve, falar e traduzir frases, selecionar a tradução correta,
       frases de exemplo de uso. Pode-se escolher entre usar as  entre outras. Além disso, a partir da equação do psicólogo
       sugestões do app ou entrar com informações personaliza-  alemão Ebbinghaus, o app diz ao usuário quando é hora de
       das. Feito isso, o novo flashcard já pode ser salvo e adicio-  rever seus flashcards.
       nado a um deck. Como a ideia é permitir ao usuário estudar
       seus flashcards de forma “gameficada”, o segundo passo



       Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137