Page 10 - Revista Fetin
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Apocrypha
EDUCAÇÃO DE
4 QUALIDADE
Minigames educativos
Equipe
40ª
Lucas Fajardo de Mello - GES - P2 | Pedro G. Vieira - GES - P4
Bárbara M. Barbieri - GES - P2 | Igor R. M. Rodrigues - GEA - P7
Orientador
Carlos Alberto Ynoguti
Com a pandemia do novo coronavírus, milhares de escolas se viram obrigadas a suspenderem o
ensino presencial e a migrarem para o remoto. No entanto, o novo ambiente de estudos, pouco propício
ao foco, influenciou negativamente no aprendizado dos alunos, sobretudo, do ciclo básico, os quais se
distraem mais facilmente e necessitam de interação. Pensando nisso, o projeto visa à criação de mini-
games que prendam a atenção das crianças e, assim, cumpra o objetivo de ensinar-lhes o conteúdo de
forma divertida.
Projeto
O intuito do projeto consiste em criar jogos utilizando game engines, proporcionando mais facilidade no
aprendizado durante o ensino remoto. Diferentemente de outros softwares que possuem os exercícios
já prontos, o quiz permite a personalização, para que os professores possam, através de uma interface
intuitiva, adequá-los segundo a aula a ser ministrada. O jogo de plataforma, além de proporcionar diversão,
ensinará uma alimentação saudável.
Futuramente, conforme feedbacks dos jogadores, haverá inclusão de melhorias, possibilitando a hospe-
dagem do quiz em um site. Assim, o acesso será feito por meio de um breve cadastro, permitindo a entrada
ao quiz. Quanto ao game de plataforma, estará disponível em plataformas de venda de games.
Funcionamento
Nos jogos, foram utilizadas a ferramenta de criação de jogos Unity e a linguagem de programação C#,
através das quais se consegue criar basicamente todo o software.
O quiz traz inúmeras funcionalidades ao usuário, como a possibilidade de adicionar ou apagar perguntas
em sua interface simples, que serão armazenadas no sistema de dados. Durante o teste, o usuário terá que
ficar atento ao tempo cronometrado, o qual acarretará no término do quiz e, consequentemente, apresen-
tará sua pontuação, o que determina o quanto o usuário necessitará estudar para ir bem nas disciplinas.
O segundo jogo foi baseado nos moldes de games de plataforma utilizando gráficos com estilo de pixeliza-
ção, tendo como foco específico ensinar sobre alimentação saudável, no qual o jogador terá que controlar
o personagem desviando de hambúrgueres e coletando os vegetais espalhados pelo cenário com o
intuito de ganhar pontos.
10 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel