Page 7 - Revista Fetin
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Curiosidades
A história de inspiração do game se trata do
popular conto brasileiro: A lenda da gralha azul
proveniente da região Sul do país nela uma ave
recebe uma ordem divina de plantas sementes
de araucária. A ave é, portanto, considerada
protetora das pinheiras. Estima-se que entre
1930 a 1990, cerca de 100 milhões de pinheiros
tenham sido derrubados.
O nome do jogo A lenda de Guyrá ‘t é uma
referência a língua Tupi onde Guyrá ‘t significa
passarinho. Escolhemos esse nome como uma
homenagem uma das línguas originais do Brasil
e pelo fato de que pássaros são agentes
polinizadores.
Resultados
Obtiveram-se resultados promissores na
programação do jogo em especial na movimen-
tação do personagem principal isto é: dentro do
jogo é possível andar, pular, atirar, usar o dash e
planar no ar. Para cada um desses movimentos
atribuiu-se uma animação diferente em
estilo pixelado, mesmo estilo utilizado nas
texturas das fases. O jogo consta com um menu
principal e com caixas de texto que irão auxiliar o
jogador a cumprir sua missão. Além disso
desenvolveu-se músicas temáticas originais
a partir de instrumentos que irão tocar em
momentos oportunos durante a jogatina.
Ainda, para cada movimento e colisão de
objetos o uso de sons feitos em 16 bits
permitiram uma maior atmosfera para o game.
[1] Mundstock Xavier de Carvalho, M. (2006, 10 de abril). O desmatamento de florestas de araucária e o Médio Vale do Igua-
çu: uma história de riqueza madeireira e colonizações. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/hand-
le/123456789/89184
[2] Lenda da Gralha Azul - Lendas do Paraná. Lendas do Paraná - Lendas folclóricas do Paraná. http://www.lendas-do-parana.
noradar.com/lenda-da-gralha-azul/
[3] OpenGameArt.org. OpenGameArt.org. https://opengameart.org/.
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