Page 7 - Revista Fetin
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                                                                    Curiosidades





                                                                    A  história  de  inspiração  do  game  se  trata  do
                                                                    popular conto brasileiro: A lenda da gralha azul
                                                                    proveniente da região Sul do país nela uma ave
                                                                    recebe uma ordem divina de plantas sementes
                                                                    de araucária.  A  ave é, portanto, considerada
                                                                    protetora  das  pinheiras.  Estima-se  que  entre
                                                                    1930 a 1990, cerca de 100 milhões de pinheiros
                                                                    tenham sido derrubados.
                                                                    O nome do jogo A lenda de Guyrá ‘t é uma
                                                                    referência a língua Tupi onde Guyrá ‘t significa
                                                                    passarinho. Escolhemos esse nome  como uma
                                                                    homenagem uma das línguas originais do Brasil
                                                                    e pelo fato de que pássaros são agentes
                                                                    polinizadores.


                                                                    Resultados





                                                                    Obtiveram-se resultados promissores na
                                                                    programação do jogo em especial na movimen-
                                                                    tação do personagem principal isto é: dentro do
                                                                    jogo é possível andar, pular, atirar,  usar o dash e
                                                                    planar no ar. Para cada um desses movimentos
                                                                    atribuiu-se uma animação diferente em
                                                                    estilo pixelado, mesmo estilo utilizado nas
                                                                    texturas das fases. O jogo consta com um menu
                                                                    principal e com caixas de texto que irão auxiliar o
                                                                    jogador a cumprir sua missão. Além disso
                                                                    desenvolveu-se músicas temáticas originais
                                                                    a partir de instrumentos  que irão tocar em
                                                                    momentos oportunos durante a jogatina.
                                                                    Ainda, para cada movimento e colisão de
                                                                    objetos o uso de sons feitos em 16 bits
                                                                    permitiram uma maior atmosfera para o game.








                     [1] Mundstock Xavier de Carvalho, M. (2006, 10 de abril). O desmatamento de florestas de araucária e o Médio Vale do Igua-
                     çu: uma história de riqueza  madeireira e colonizações.  Repositório  Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/hand-
                     le/123456789/89184
                     [2] Lenda da Gralha Azul - Lendas do Paraná. Lendas do Paraná - Lendas folclóricas do Paraná. http://www.lendas-do-parana.
                     noradar.com/lenda-da-gralha-azul/
                     [3] OpenGameArt.org. OpenGameArt.org. https://opengameart.org/.


                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
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