Page 6 - Revista Fetin
P. 6
VIDA A lenda de
15 TERRESTRE
Gûyra’t
Equipe
40ª
Osório César Faria - GEA - P4 | Hallan Lima Fonseca - GET - P4
Newton Afonso da Silva Júnior - GEA - P4
Orientador
Carlos Alberto Ynoguti
Hoje o tema desmatamento é muito falado na mídia, e não é à toa. O Brasil perdeu 53,8 milhões de
hectares de área florestada entre 2001 e 2018, segundo a Global Forest Watch. Com isso, percebe-se a
intensidade desse problema em nosso país. Pensando nisso, nós tivemos a ideia de trazer esse assunto
em forma de entretenimento para o público mais jovem com o objetivo de conscientizá-los da impor-
tância dessa questão. A nossa proposta é fazer um jogo onde a história vai abordar justamente o tema
do desmatamento.
Projeto
A proposta constitui em um video game de natureza lúdica e conscientizadora, abordando temas sobre
desmatamento e a importância da consciência sobre a vida vegetativa e seu papel com o planeta.
A abordagem acontece de forma leve e dinâmica, trazendo a mensagem em sua narrativa e jogabilidade
enquanto o jogador se diverte com o game.
Funcionamento
O jogo foi desenvolvido utilizando o software Unity2D.Além disso, para a pixel art foi usado o Piskel e para
a Splash art Paintoolsai. Nele foi criado uma cena onde o personagem principal pode fazer diversas inte-
rações com o cenário. Cada objeto foi programado utilizando a linguagem C# assim como as animações.
É preciso andar, pular, planar e atirar para concluir a fase. O cenário do jogo contém objetos que interagem
com o personagem principal como: trampolins horizontais e verticais, inimigos que atiram, objetos que
causam danos e plataformas. Para todos esses efeitos foi criado e programado uma animação.
A música é um desenvolvimento original utilizando violino intensificando a imersão do jogador, além disso
a sonoplastia foi obtida através do site Opengameart para formular os sons do personagem principal e dos
elementos do jogo.
6 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel