Page 140 - Revista Fetin
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Stud.Io
SAÚDE DE
3 QUALIDADE
Equipe
40ª
Cecilia de F. Fernandes - 6P - GEC | Letícia C. Alves - 6P - GEC
Mariana Venezian Musto Bassi - 6P - GES
Orientador
Phyllipe de Souza Lima Francisco
Videogames que exigem que o jogador seja fisicamente ativo, não são novidades, porém estão cres-
cendo em popularidade através de realidade virtuais e jogos que possibilitam a imersão digital, o que é
algo positivo considerando que podem ajudar a combater o sedentarismo enquanto se divertem com
um jogo. Porém tais jogos ainda são inacessíveis à grande parte da população, a fim de coletivizar que
gere em conjunto lazer e atividade física, Stud.Io um jogo no mesmo estilo das famosas maquinas de
dança de fliperama porém com a liberdade de um código aberto.
Projeto
Stud.Io é um jogo de dança estilo fliperama, onde setas presentes no jogo devem ser pressionadas com
os pés, em uma base com nove divisões visuais chamadas notas, sendo elas, oito setas (cima, baixo, es-
querda, direita, diagonal cima para esquerda, diagonal cima para direita, diagonal baixo para esquerda e
diagonal baixo para direita) e um quadrado ao centro, conforme indicações correspondentes, tais setas
estão sincronizadas a coreografia da música, fazendo que o jogador acompanhe a dança exibida na tela.
No final o jogo exibe uma pontuação que depende de quantos acertos foram feitos. O jogo também conta
com um modo de jogo “create” para jogadores possam criar e gravar suas próprias coreografias, usando
um teclado ou a própria base.
Funcionamento
Para o funcionamento da base ou tapete do fliperama, foi necessário o desenvolvimento de um placa de
captação de movimento dos pés, tal foi feita com uma estrutura de metalon e o piso de policarbonato
para garantir a resistência do peso do jogador, também foram instalados Leds RGBs para a divisão visual
de onde seriam as notas do jogo. para a captação do movimento são utilizados sensores de obstáculos
digitais conectados em um Arduino Mega, os sensores são dispostos em abaixo do policarbonato para a
detecção do objeto, no caso o pé do jogador. essas informações são enviadas para o jogo no computador
do jogador. O jogo foi desenvolvido em Unity, onde foi criado um menu, seleções de musica, níveis com
coreografias diferentes e uma sala de criação de níveis também foi criado um personagem no software
Blender, que será disponibilizado para criação de animações para os níveis. A conexão entre hardware e
software é feita por um código desenvolvido para a integração entre Arduino e Unity.
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