Page 54 - Revista Fetin
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FearDom
SAÚDE DE
3 QUALIDADE
Equipe
40ª
Ayeska Pereira Lessa - GEB - P5
Leonardo Mendonça Franco - GES - P5
Bruno Cesar Barberi Franco Pinto - GEB - P5
Orientador
Juliano Augusto Nascimento Leite
A psicologia lida com diversos problemas relacionados a fobias e as opções de tratamento se baseiam
em medicamentos e conversação. No entanto, a Realidade Virtual pode auxiliar os pacientes e supe-
rarem seus medos quando são expostos a eles. Apesar disso, cada paciente carrega um quadro muito
especial, o que dificulta fabricar uma simulação, visto que ela seria demasiado específica ou ampla de-
mais. A solução é criar um ambiente virtual controlado pelo psicólogo, onde ele mesmo faria alterações
em tempo real sem muito esforço.
Projeto
O objetivo do projeto é fornecer aos psicólogos uma ferramenta útil e inovadora no tratamento de fobias e
traumas. Consiste em um programa multiplayer de uso conjunto entre paciente e médico, onde o primeiro
fica imerso em um ambiente simulado com óculos de realidade virtual e o outro controla o espaço através
de seu computador. O psicólogo tem o poder de simular qualquer elemento ao arrastá-lo para a tela. Pode
também com a mesma facilidade deletá-lo e transportá-los para um cenário completamente alheio ao
anterior, que tenha total segurança para o paciente no caso da experiência se tornar muito intensa. Seria
possível, por exemplo, simular uma aranha para que o paciente tivesse contato com sua fobia e, caso a
situação desandasse, transportá-los para um jardim florido.
Funcionamento
O programa funciona gerando um ambiente virtual online privado, em que tanto o paciente quanto seu
psicólogo participam. O paciente se senta no consultório e penetra no espaço virtual através de seu smar-
tphone, com os óculos de realidade virtual. O psicólogo acompanha a experiência pelo computador, sem
óculos, para observar as interações em ambos os mundos virtual e real. O ponto principal é que o profis-
sional possa controlar livremente o lugar da forma mais intuitiva possível, que é normalmente através do
“arrasta e solta”. Essa ferramenta funciona com um script para botão que entende o clique do mouse e
cria um elemento de jogo sob o cursor. Ele é posto em cena quando o mouse é solto. O programa foi de-
senvolvido na plataforma Unity, que permite a criação para as mais variadas plataformas, e com scripts na
linguagem C#. A ferramenta se baseia na facilidade de uso, grau de imersão do paciente e principalmente
na alteração do ambiente em tempo real, conforme queira o psicólogo.
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