Page 54 - Revista Fetin
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FearDom
                    SAÚDE DE
                3 QUALIDADE










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                        40ª
                                                          Ayeska Pereira Lessa - GEB - P5
                                                          Leonardo Mendonça Franco - GES - P5
                                                          Bruno Cesar Barberi Franco Pinto - GEB - P5
                                                          Orientador
                                                          Juliano Augusto Nascimento Leite


              A psicologia lida com diversos problemas relacionados a fobias e as opções de tratamento se baseiam
              em medicamentos e conversação. No entanto, a Realidade Virtual pode auxiliar os pacientes e supe-
              rarem seus medos quando são expostos a eles. Apesar disso, cada paciente carrega um quadro muito
              especial, o que dificulta fabricar uma simulação, visto que ela seria demasiado específica ou ampla de-
              mais. A solução é criar um ambiente virtual controlado pelo psicólogo, onde ele mesmo faria alterações
              em tempo real sem muito esforço.


              Projeto





              O objetivo do projeto é fornecer aos psicólogos uma ferramenta útil e inovadora no tratamento de fobias e
              traumas. Consiste em um programa multiplayer de uso conjunto entre paciente e médico, onde o primeiro
              fica imerso em um ambiente simulado com óculos de realidade virtual e o outro controla o espaço através
              de seu computador. O psicólogo tem o poder de simular qualquer elemento ao arrastá-lo para a tela. Pode
              também com a mesma facilidade deletá-lo e transportá-los para um cenário completamente alheio ao
              anterior, que tenha total segurança para o paciente no caso da experiência se tornar muito intensa. Seria
              possível, por exemplo, simular uma aranha para que o paciente tivesse contato com sua fobia e, caso a
              situação desandasse, transportá-los para um jardim florido.


              Funcionamento




              O programa funciona gerando um ambiente virtual online privado, em que tanto o paciente quanto seu
              psicólogo participam. O paciente se senta no consultório e penetra no espaço virtual através de seu smar-
              tphone, com os óculos de realidade virtual. O psicólogo acompanha a experiência pelo computador, sem
              óculos, para observar as interações em ambos os mundos virtual e real. O ponto principal é que o profis-
              sional possa controlar livremente o lugar da forma mais intuitiva possível, que é normalmente através do
              “arrasta e solta”. Essa ferramenta funciona com um script para botão que entende o clique do mouse e
              cria um elemento de jogo sob o cursor. Ele é posto em cena quando o mouse é solto. O programa foi de-
              senvolvido na plataforma Unity, que permite a criação para as mais variadas plataformas, e com scripts na
              linguagem C#. A ferramenta se baseia na facilidade de uso, grau de imersão do paciente e principalmente
              na  alteração do ambiente em tempo real, conforme queira o psicólogo.







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