Page 55 - Revista Fetin
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Projeto Finalista 55
1º Lugar - Nível 2
Curiosidades Resultados
Com o avanço tecnológico o uso dos óculos de VR Desenvolvemos um protótipo da aplicação, no qual te-
evoluiu e atualmente não é apenas um meio de entre- mos dois ambientes: um para o psicólogo e um para o
tenimento, mas também uma ferramenta de auxílio paciente/usuário. O ambiente do usuário é um cenário
em tratamento, seja em casos da área psiquiátrica ou que se inicia vazio para poder ser facilmente adaptado
física. O paciente, durante o tratamento pode ser mo- às necessidades de cada paciente. O ambiente do psi-
nitorado, com aparelhos de pressão, de medição de cólogo é uma aplicação simples para que o profissio-
batimentos cardíacos e de respiração. Pode-se fazer nal consiga adicionar elementos no cenário da forma
gráficos que acompanhem estes resultados e quanti- que achar melhor para a evolução do paciente.
ficá-los para melhor certificar os resultados. Pode-se, Elementos são a fonte da fobia e seguem um script,
inclusive, usar monitores de sinais vitais com feedba- e.g. aranha, plateia, etc. Já estão funcionando o script
ck para que o paciente veja seus próprios sintomas e da aranha e da borboleta. Finalmente, fomos capazes
os controle. de prototipar uma ferramenta de fácil manuseio para
auxiliar psicólogos a tratar fobias através da terapia da
exposição.
[1] Vitor M. R. Cunha, Miguel Leitão. Sistema de Realidade Virtual para tratamento de Fobias.
[2] https://www.researchgate.net/publication/267962823_Sistema_de_Realidade_Virtual_para_tratamento_de_Fobias
[3] Ana Paula T. Wauk, Rosa Maria E. M. Costa, Luis Alfredo V. de Carvalho. VESUP: O Uso de Ambientes Virtuais no Tratamento
de Fobias Urbanas
[4] http://telemedicina.unifesp.br/pub/SBIS../CBIS2004/trabalhos/arquivos/585.pdf
[5] CFBCursos, Unity 3D. (Curso no Youtube detalhado para uso do Unity.
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