Page 55 - Revista Fetin
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Projeto Finalista                                                                                55

       1º Lugar - Nível 2
















































       Curiosidades                                           Resultados




       Com  o  avanço  tecnológico  o  uso  dos  óculos  de  VR   Desenvolvemos um protótipo da aplicação, no qual te-
       evoluiu e atualmente não é apenas um meio de entre-    mos dois ambientes: um para o psicólogo e um para o
       tenimento,  mas  também  uma  ferramenta  de  auxílio   paciente/usuário. O ambiente do usuário é um cenário
       em tratamento, seja em casos da área psiquiátrica ou   que se inicia vazio para poder ser facilmente adaptado
       física. O paciente, durante o tratamento pode ser mo-  às necessidades de cada paciente. O ambiente do psi-
       nitorado, com aparelhos de pressão, de medição de      cólogo é uma aplicação simples para que o profissio-
       batimentos cardíacos e de respiração. Pode-se fazer    nal consiga adicionar elementos no cenário da forma
       gráficos que acompanhem estes resultados e quanti-     que achar melhor para a evolução do paciente.
       ficá-los para melhor certificar os resultados. Pode-se,   Elementos são a fonte da fobia e seguem um script,
       inclusive, usar monitores de sinais vitais com feedba-  e.g. aranha, plateia, etc. Já estão funcionando o script
       ck para que o paciente veja seus próprios sintomas e   da aranha e da borboleta. Finalmente, fomos capazes
       os controle.                                           de prototipar uma ferramenta de fácil manuseio para
                                                              auxiliar psicólogos a tratar fobias através da terapia da
                                                              exposição.



                     [1] Vitor M. R. Cunha, Miguel Leitão. Sistema de Realidade Virtual para tratamento de Fobias.
                     [2] https://www.researchgate.net/publication/267962823_Sistema_de_Realidade_Virtual_para_tratamento_de_Fobias
                     [3] Ana Paula T. Wauk, Rosa Maria E. M. Costa, Luis Alfredo V. de Carvalho. VESUP: O Uso de Ambientes Virtuais no Tratamento
                     de Fobias Urbanas
                     [4] http://telemedicina.unifesp.br/pub/SBIS../CBIS2004/trabalhos/arquivos/585.pdf
                     [5] CFBCursos, Unity 3D. (Curso no Youtube detalhado para uso do Unity.


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