Page 14 - revista-vol-10
P. 14
App Habitat
EDUCAÇÃO DE
4 QUALIDADE
Equipe
Alice de L. Coelho - P4 - GES
Fernando B. M. Junior - P6 - GES
Orientador
Prof. Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão
Um problema nas faculdades é quanto às dúvidas dos alunos, muitos têm receio de perguntar em aula,
outros a dúvida vem quando vão estudar fora de sala. Um segundo problema em relação às dúvidas é
na parte pessoal, onde diversos alunos mudam para a cidade onde vão estudar sem conhecê-la, ficando
sem saber onde procurar por serviços básicos, como por exemplo médicos de confiança.
Assim, vê-se nas faculdades/alunos, um mercado potencial para a solução proposta por este trabalho:
uma plataforma onde se pode fazer essas perguntas e consultar dúvidas e respostas já escritas por
outros usuários.
Projeto
O presente trabalho desenvolvido para a 41ª FETIN tem como objetivo desenvolver um aplicativo que
auxilie os alunos do Inatel, tanto no aspecto acadêmico, quanto na adaptação de vivência na cidade da
universidade. A vida universitária traz muitas problemáticas e o App Habitat vem para tentar tornar esse
período o mais confortável possível, trazendo informações importantes para que o aluno consiga tirar suas
dúvidas de matérias e também tenha uma fonte das informações de comércios, médicos e eventos para
melhor se adaptar à cidade de Santa Rita do Sapucaí. Dessa forma, ter em um único lugar todas as infor-
mações que o estudante precisa para se orientar na vida universitária, traz conforto para esse momento
que muitas vezes se mostra bem complicado.
Funcionamento
O aplicativo funcionará como um fórum onde o aluno do Inatel poderá se cadastrar usando seu email
institucional. Dentro do aplicativo o aluno terá um perfil e poderá postar suas dúvidas e também acessar
perguntas e respostas de outros usuários, assim, o aplicativo terá dois ambientes principais, um para infor-
mações acadêmicas, que será dividido pelas matérias da instituição, e outro para o âmbito da cidade, onde
o aluno terá informações sobre estabelecimentos, médicos, eventos e vivências da localidade.
O desenvolvimento do aplicativo será em Flutter, um kit de desenvolvimento multiplataforma, que utiliza a
linguagem Dart, que segue o paradigma da Orientação a Objetos. Para os dados, utilizamos o Firebase, um
banco de dados NoSQL, orientado a documentos. Ambas as tecnologias são disponibilizadas pelo Google,
o que facilita a integração e confiabilidade do projeto. O App conta com um sistema de autenticação de
usuário e CRUD para as perguntas e respostas.
14 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel