Page 15 - revista-vol-10
P. 15

15








                                                                    Curiosidades





                                                                    O  projeto  surgiu  de  dificuldades  pessoais  dos
                                                                    desenvolvedores que viram em seus obstáculos
                                                                    a oportunidade de fazer um projeto que supri-
                                                                    ria  esses  desafios  para  eles  e  ainda  ajudariam
                                                                    outros estudantes que tenham os mesmo pro-
                                                                    blemas.  Tendo  em  vista  que  o  público  alvo  é
                                                                    parte  da  equipe  desenvolvedora,  vê-se  uma
                                                                    eficiência  e  facilidade  para  uma  boa  execução
                                                                    e bons resultados para atender a problemáti-
                                                                    ca em questão. Assim, com forte inspiração na
                                                                    criação do FaceBook, surge um aplicativo para
                                                                    alunos do Inatel, feito por alunos do Inatel.


                                                                    Resultados




                                                                    O aplicativo atende as especificações e propos-
                                                                    tas  técnicas  do  projeto,  sendo  uma  ferramen-
                                                                    ta funcional capaz de solucionar os problemas
                                                                    citados acima. Em um primeiro momento a
                                                                    proposta  do  App  é  atender  apenas  o  Instituto
                                                                    Nacional  de  Telecomunicações,  dessa  for-
                                                                    ma tem-se como resultado uma solução com
                                                                    potencial de  ajudar muitos alunos e agregar o
                                                                    leque  das  ferramentas  de  ensino,  além  de
                                                                    auxiliar os estudantes que são novos na cida-
                                                                    de  e  se  encontram  perdidos  nesse ambiente
                                                                    novo. Como segunda etapa, o aplicativo pode se
                                                                    expandir para outras faculdades e instituições,
                                                                    repetindo o modelo criado para o Inatel.













                     [1] https://docs.flutter.dev
                     [2] https://firebase.google.com/docs
                     [3] https://www.youtube.com/c/Flutterando
                     [4] https://www.youtube.com/user/drantuness
                     [5] Martin, R. C. (2009). Clean code: A handbook of agile software craftsmanship. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
                     [6] Marco Tulio Valente. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtivi-
                     dade, Editora: Independente, 395 páginas, 2020.



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20