Page 62 - revista-vol-10
P. 62
HelperBot
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Equipe
Iza L. Ribeiro - P4 - GES
João Victor O. G. Costa - P4 - GES
Orientador
Prof. Christopher de Souza Lima Francisco
A agilidade na troca de informações nas empresas apresenta-se cada dia mais importante, tanto no
ambiente interno como na relação com o cliente, sendo assim, é evidente que a realização de ativida-
des repetitivas em paralelo com sua função principal, vem afetando negativamente o rendimento dos
colaboradores. Pensando nisso, nasceu o “HelperBot”, um chatbot integrado ao aplicativo Telegram
que automatiza funções paralelas e otimiza o serviço prestado pelo operador, fazendo com que não
seja necessária a pausa para envio de feedbacks e relatórios baseados em plataformas online.
Projeto
O “HelperBot”, como o nome sugere, é um robô ajudante integrado a plataforma de conversa Telegram,
que otimiza e automatiza processos repetitivos dentro de empresas de forma totalmente personalizável.
Possibilita respostas desde um simples status de compra e entrega de produtos adquiridos pelo cliente,
indo até a automação de processos internos na empresa, como a criação de listas ou entrega de relatórios
que demandam tempo. Basicamente, ele consiste na criação de um chatbot (software que simula funções
de respostas humanas baseado em Banco de Dados) que auxilia na busca de informações em plataformas
que realizam a coleta de dados, fluxos de trabalho e análises em tempo real, a fim de otimizar o tempo
gasto, facilitar comunicação cliente-empresa e aumentar o rendimento do colaborador.
Funcionamento
O funcionamento do “HelperBot” consiste na interação do usuário com o chat do Telegram, ou seja, o Bot
irá acionar com a mensagem inicial fornecida pelo usuário e, em seguida, irá enviar uma mensagem com
um menu de opções para consulta ou registro de ordens de serviço. Se o usuário optar por consultá-las,
será solicitado ao usuário que insira código de identificação da ordem de serviço desejada, ao inserir o
código de identificação, o Bot enviará a observação descrita no registro e seu status de andamento. Se o
usuário optar por registrá-las, o Bot enviará uma mensagem com um menu contendo tipos de ordens de
serviços fornecidas, logo depois que o usuário selecionar uma das opções apresentadas, será solicitado
que o usuário insira as informações referentes ao registro, em seguida, registrará a ordem de serviço no
sistema e enviará uma mensagem contendo o número de identificação registrado.
62 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel