Page 63 - revista-vol-10
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                                                                    Curiosidades





                                                                    Segundo pesquisa realizada pela Gartner Group,
                                                                    “Chatbots”  e  Assistentes  Virtuais  de  Clientes
                                                                    (VCAs) são o futuro da relação empresa-consu-
                                                                    midor, visto que, há a previsão de que em 2027,
                                                                    no mínimo um quarto das organizações mun-
                                                                    diais utilizaram deste recurso buscando otimizar
                                                                    a forma como tem contato com seus clientes.
                                                                    Em  relação  ao  usuário,  em  pesquisa  realizada
                                                                    pela  Business  Insider,  40%  dos  consumidores
                                                                    preferem interagir com chatbots do que agen-
                                                                    tes virtuais, demonstrando forte aceitação pelo
                                                                    público,  com  tendência  de  crescimento,  aos
                                                                    Chatbots e VCAs.

                                                                    Resultados





                                                                    Para  comprovação  da  eficácia  do  chatbot
                                                                    desenvolvido,  foram  realizados  testes  de  UX
                                                                    (User  Experience  –  Experiência  de  Usuário),
                                                                    ou seja, são testes que simulam a interação de
                                                                    possíveis usuários com o chatbot desenvolvido,
                                                                    afim de prever possíveis fluxos de mensagens
                                                                    (inputs – informações de entrada) dos usuários
                                                                    e  do  “HelperBot”  (outputs  –  informações  de
                                                                    saída  ou  apresentação  de  resultado),  além  de
                                                                    possibilitar a correção de bugs no código-fonte.
                                                                    Com base nos testes, foi comprovada a eficácia
                                                                    do “Helper Bot” na comunicação com o usuário,
                                                                    entregando os resultados previstos sem confli-
                                                                    tos de informações.













                     [1] STAMFORD, Conn. Gartner Predicts Chatbots Will Become a Primary Customer Service Channel Within Five Years. Gartner, 2022.
                     Disponível  em: https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2022-07-27-gartner-predicts-chatbots-will-become-a-primary-
                     -customer-service-channel-within-five-years/ (Acesso em: 31/07/2022).
                     [2] Chatbots: a tecnologia que está transformando o atendimento ao redor do mundo. Digital.take.net. Disponível em: https://digital.
                     take.net/conheca-os-chatbots/ (Acesso em: 31/07/2022).



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
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