Page 40 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
1º Lugar • Nível 3
Prêmio de Impacto Social
EyesOn
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Nosso projeto surgiu da necessidade de encontrar uma solução para pessoas com severas limitações físicas, como
aquelas que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Atrofia Muscular Espinhal (AME) ou que perderam mobilidade
devido a acidentes graves. Essas pessoas enfrentam desafios no acesso à tecnologia e à inclusão digital, uma vez
que as soluções existentes no mercado são caras e complexas, geralmente baseadas em sensores infravermelhos.
Identificamos que nosso público-alvo abrange pessoas com deficiências motoras, suas famílias, instituições de saúde,
hospitais e centros de reabilitação. O problema é amplamente presente em cenários urbanos e hospitalares, onde
essas pessoas buscam maior autonomia em atividades diárias, como o uso de computadores. Nossa solução busca
preencher essa lacuna, oferecendo uma alternativa acessível e eficaz para promover a inclusão digital e proporcionar
mais autonomia aos usuários em seu dia a dia.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
Nossa solução é um software que permite o controle do computador por meio de uma webcam. O sistema detecta o rosto
da pessoa e identifica pontos específicos na retina. Com esses dados, ele realiza cálculos que geram um vetor, utilizado
para mover o cursor do mouse. Para realizar cliques, o usuário pode piscar, e o sistema identifica esse gesto através de
um modelo de IA pré-treinado que detecta pontos nos olhos. O tempo de piscada para registrar um clique é configurado
em 1,2 segundos, evitando que o piscar natural interfira no processo. O projeto oferece uma interface intuitiva e acessível,
promovendo maior autonomia para usuários com mobilidade reduzida. Essa abordagem visa melhorar a inclusão digital,
permitindo que pessoas com limitações físicas interajam com o computador de forma prática e eficiente. Assim, nossa
tecnologia transforma movimentos simples em comandos precisos, proporcionando mais controle e independência para
os usuários.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Para desenvolver a solução, utilizamos uma webcam comum e tecnologias de detecção facial, além de um modelo de
inteligência artificial que reconhece o movimento dos olhos e da face. Diferente de outras soluções que dependem de
sensores caros, nosso projeto é economicamente acessível e fácil de instalar, o que democratiza o acesso à tecnologia
assistiva. A viabilidade da solução foi validada ao apresentá-la a profissionais de saúde e instituições de reabilitação, que
confirmaram o impacto positivo na vida dos usuários, destacando a acessibilidade e a autonomia proporcionadas pelo
sistema. Essas conversas reforçaram a eficácia do projeto na promoção da inclusão digital para pessoas com mobilidade
reduzida, oferecendo uma alternativa acessível para quem deseja maior controle e independência no uso do computador.
Nosso objetivo é transformar movimentos simples e naturais em comandos precisos, proporcionando uma experiência
prática e eficiente para os usuários.
40 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel