FIT Networks e NEmp premiam melhores ideias do Desafio da Inovação

auditoria_22_06_09.jpg

A criação de uma rede de conexão social foi a ideia vencedora do 3º Desafio da Inovação promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel e a empresa FIT Networks. O projeto é do aluno Felipe Bueno Vilela, do 8º período de Engenharia Biomédica, que ganhou uma viagem para o Chile e uma capacitação em empreendedorismo/inovação na Universidade de Concepción. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro. As cinco melhores ideias foram premiadas e os vencedores concorrem ainda a uma vaga de estágio na empresa, graduada na Incubadora do Inatel e que vem despontando na área de soluções para distribuição de internet por fibra óptica.

Esta edição do Desafio teve como proposta a geração de ideias relacionadas ao mercado de conectividade digital e de cunho social e recebeu 88 inscrições de alunos e ex-alunos do Inatel. A seleção levou em conta a apresentação e implantação da ideia e os benefícios para a gestão da inovação da empresa FIT Networks e parceiros. "Todas as ideias foram muito boas, podem contribuir para a FIT e, principalmente, para os alunos desenvolverem a sistemática de resolução de problemas que envolvem a sociedade", disse o empresário Clovis Juliano Carvalho.

A ideia vencedora, denominada Rede FIT Conexão Social, propõe uma plataforma virtual com uma rede pessoas e empresas com o propósito de suprir carências sociais, sendo a FIT Networks a mediadora desta rede. O estudante Felipe Bueno explica que a ideia surgiu depois que voltou de um intercâmbio nos Estados Unidos. "Percebi que aqui no Brasil temos algo a mais, um sentimento de união que pode fazer a diferença, mas é necessário um movimento para que, de fato, aconteça. E a tecnologia é a ferramenta para isso". Felipe agora está empolgado com a possibilidade de conhecer uma nova cultura e fazer a capacitação em empreendedorismo. "Todos os incentivos que o Inatel proporciona aos alunos, com o apoio de empresas parceiras como a FIT, são importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Uma experiência única", completou. Os outros alunos premiados foram: Daniel Mosca Rodrigues (2º lugar), Gabriela Câmara Carvalho (3º lugar), Jean Tomaz de Souza (4º lugar) e Rafael Oliveira Prado (5º lugar).

O vice-diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, destacou a importância de incentivos como este promovido pelo NEmp e a FIT Networks para o desenvolvimento da inovação do Brasil. "O trabalho desenvolvido pela FIT Networks no mercado de tecnologia e inovação mostra que nosso país tem um grande potencial. Não tenho dúvida que ações e ideias como as da FIT e as apresentadas pelos alunos são uma prova que tudo o que a gente imagina de possibilidade com a geração de conhecimento e inovação pode acontecer se trabalharmos com bastante empenho".

Esta foi a terceira edição do Desafio da Inovação promovida pelo NEmp com o apoio de empresas e novos concursos serão realizados. "A ideia é lançar novos concursos para incentivar o conceito de inovação aberta, cada vez mais presente nos dias atuais", disse o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, professor Rogério Abranches.

 

[widgetkit id=10]