Atividades em estágio e startups garantem bagagem para o mercado de trabalho

Mesmo que a produção acadêmica seja indispensável para qualquer instituição se destacar, é importante que as faculdades dediquem parte de seu currículo para a prática. Durante a graduação, os convênios com empresas parceiras são fundamentais para viabilizar o estágio no período de estudo no curso superior.

Créditos da foto: Pixabay
Créditos da foto: Pixabay

Para quem estuda em um curso de graduação, ter a oportunidade de realizar atividades práticas relacionadas ao aprendizado em sala de aula é uma grande conquista. Por isso, instituições de Ensino Superior que fomentem a prática e até viabilizem oportunidades no mercado de trabalho ainda na graduação tendem a ter maior destaque dentre outras.

No Brasil, o número de pessoas interessadas em investir em um curso de graduação está aumentando. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights, divulgada em 2021, mostra que 63% dos entrevistados declararam planejar o início da faculdade para o primeiro semestre deste ano. Em 2020, o índice era apenas de 38%.

Por outro lado, se o número de alunos cresce, o de estágios ainda preocupa. Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), o Brasil tem cerca de 8,4 milhões de estudantes no Ensino Superior. Porém, apenas 686 mil realizam alguma atividade de estágio. O número evidencia a necessidade de maiores oportunidades para que o aluno possa se formar com experiência para o mercado de trabalho. E o estágio é uma etapa fundamental para que essa bagagem seja adquirida. 

Para estudantes da rede privada que precisam dedicar parte da renda para o curso superior, o estágio pode ser uma ferramenta de apoio acadêmico e financeiro. Números divulgados pelo Ministério da Educação apontam que, no Brasil, três em cada quatro estudantes de graduação frequentam instituições de ensino privadas.

Créditos da foto: Piqsels
Créditos da foto: Piqsels

No Inatel, um aplicativo dedicado a divulgar vagas de estágio possibilita que estudantes de graduação encontrem oportunidades. A instituição tem parceria com empresas como a multinacional de tecnologia Huawei, LG, Samsung, Embraer, Intelbras, Ericsson, dentre outras. 

Outra iniciativa de apoio é o programa de incubação de empresas. Cerca de 65 startups já participaram da incubadora da instituição. Nessas empresas, os alunos tiram do papel projetos para as mais variadas soluções em tecnologia, e recebem aporte para instalarem suas propostas no mercado.

No início deste ano, pelo menos 24 jovens foram contratados para vagas de estágio após participarem do Programa Avançado de Formação “Profissionais do Futuro”, promovido pelo Inatel. Realizado entre dezembro e janeiro, o programa deu oportunidade aos participantes de concorrerem a vagas de estágio do próprio Inatel e dos centros de desenvolvimento para empresas parceiras, localizados na instituição.

As empresas parceiras e as iniciativas de apoio são um excelente caminho para exercer o aprendizado na prática durante a graduação. Cabe ao aluno procurar se informar, por meio do setor responsável, de iniciativas que fomentem o estágio dentro do processo de aprendizado.

Bruno de OliveiraJornalista
Assessoria Inatel