Page 84 - Revista Fetin
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Local Fármaco
SAÚDE DE
3 QUALIDADE
Equipe
40ª
Matheus L. de Aguiar - 8P - GEA | Maria Luiza R. Araújo - 5P - GEC
Vinícius Lemos de Aguiar - 8P - GEA
Orientador
Phyllipe de Souza Lima Francisco
Um assunto de muito interesse público, que faz parte do cotidiano, é a área da saúde. Isso porque pes-
soas de todas as idades precisam de serviços voltados para qualidade de vida. Um dos problemas en-
frentados pelos consumidores é a incerteza de encontrar o medicamento prescrito ou produtos de con-
veniência, causados pela falta de informação dos estoques das farmácias. Dessa forma, criamos um
aplicativo com objetivo de mapear essas informações e disponibilizá-las para o usuário, de maneira que
ele possa decidir onde e quando comprar e quanto pagar.
Projeto
O Local Fármaco objetiva oferecer praticidade e rapidez para o usuário encontrar o medicamento ou uti-
litário desejado. O aplicativo possibilita uma pesquisa por nome ou categoria. A interface principal mostra
um mapa com a sua localização atual e um campo de texto para digitação do item a ser procurado. É pos-
sível ter acesso aos dados adquiridos diretamente com a drogaria sobre o produto, como preços, estoque
e opções disponíveis. Além disso, referências sobre o estabelecimento, tais como horário de funciona-
mento, informações de contato e distância até o dispositivo. Ainda há a opção da pessoa pesquisar seus
produtos favoritos, em caso de, por exemplo, medicamentos periódicos para doenças crônicas.
Funcionamento
O projeto trata-se de um aplicativo que tem como objetivo facilitar o contato entre cliente e farmácia. É
possível dividir o projeto em duas grandes partes, são elas o front-end e o back-end. O front-end foi de-
senvolvido em Dart, utilizando o Flutter, que é um framework híbrido, tornando possível que a aplicação
esteja disponível tanto para plataformas Android quanto iOS. O front-end representa a parte visível do
projeto, ou seja, as interfaces gráficas, caixas de texto e botões. Em resumo é a parte com que o usuário
interage. O back-end foi feito utilizando a linguagem Java e representa a parte invisível do projeto, em que
os dados são tratados. Para o desenvolvimento do protótipo, os dados utilizados foram fictícios, porém
são baseados em itens reais. Para armazenar as informações, foi utilizado o banco de dados MySQL, que
é interpretado pelo back-end, que, por sua vez, comunica com o front-end.
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