Page 79 - Revista Fetin
P. 79

79








                                                                    Curiosidades





                                                                    O JIVI foi concebido através de inúmeras obser-
                                                                    vações a respeito dos casos de violência infantil.
                                                                    Notou-se a necessidade de um projeto no qual
                                                                    a  tecnologia  atue  como  aliada  na  descoberta
                                                                    da  violência.  Ao  abordar  uma  linguagem  atual
                                                                    e  de  fácil  interação  das  crianças  por  meio  do
                                                                    storytelling  (narrativa),  foram  utilizados  perso-
                                                                    nagens e cenários que pudessem dialogar com
                                                                    a  realidade  das  vítimas.  Através  da  tecnologia
                                                                    mobile, há maiores chances de alcançar o públi-
                                                                    co alvo. Além disso, o jogo é gratuito e pode ser
                                                                    utilizado por crianças a partir de cinco anos.


                                                                    Resultados




                                                                    O JIVI apresentou os resultados esperados no
                                                                    âmbito  protótipo,  no  qual  foi  possível  eviden-
                                                                    ciar as telas do jogo, a forma como se joga e a
                                                                    apresentação  das  perguntas.  Assim,  satisfaz  o
                                                                    intuito do projeto de que é plausível coletar in-
                                                                    formações através de um jogo e demonstrar os
                                                                    resultados, a fim de contribuir na diminuição da
                                                                    violência infantil por meio da tecnologia.
                                                                    Em versões futuras pretende-se que o JIVI pos-
                                                                    sa  realizar  a  coleta  de  dados  suficientes  para
                                                                    implementação  de  uma  IA,  como  machine  le-
                                                                    arning.  Dessa  forma,  será  possível  identificar
                                                                    comportamentos no decorrer do jogo que são
                                                                    semelhantes  em  crianças  que  sofrem  algum
                                                                    tipo de violência.













                     [1] FERREIRA, Fábio. Tecnologia aliada ao combate da violência sexual infantil. Casa Durval Paiva de Apoio À Criança com Cân-
                     cer, 2018. Disponível em: https://www.casadurvalpaiva.org.br/artigos/300/tecnologia-aliada-ao-combate-do-violencia-sexual-infantil.
                     Acesso em: 28 abr. 2021.
                     [2] Introduction to the Angular Docs. Angular - The Modern Web Developer’s Platform, 2021. Disponível em: https://angular.io/docs.
                     Acesso em: 16 jun. 2021.”



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84