Page 80 - Revista Fetin
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LearNCode
EDUCAÇÃO DE
4 QUALIDADE
Equipe
40ª
Mariana Venezian Musto Bassi - 6P - GES
Orientador
Phyllipe de Souza Lima Francisco
Conhecer uma linguagem de programação se tornou uma competência requerida nos currículos dos
profissionais de diversas áreas. Dada essa necessidade do mercado de trabalho, universidades estão
acrescentando nas grades curriculares as disciplinas de Algoritmos e Estruturas de Dados. Contudo,
para muitos alunos, aprender uma nova linguagem e desenvolver o raciocínio lógico pode ser desafia-
dor. Assim, desenvolvemos o LearNCode para ensinar o básico de lógica de programação para pessoas
iniciantes de uma maneira lúdica e motivadora, abordando uma temática de conscientização ambiental.
Projeto
O LearNCode é um jogo educativo no gênero RPG (do inglês, “Role Playing Game”) que ensina programa-
ção com uma narrativa de conscientização ambiental. O ambiente do jogo é uma ilha onde seus habitantes
implementarão o processo de reciclagem e precisam do personagem principal, especialista no assunto,
para ajudá-los. Contudo, os habitantes da ilha só falam a linguagem C++ e o personagem precisará apren-
dê-la para se comunicarem e desenvolverem os trabalhos. Em cada fase, o jogador aprenderá um novo
conteúdo de lógica de programação em um contexto ambiental. Em seguida, jogos e perguntas serão
propostos para fixar os conhecimentos e concluir a fase, acumulando experiência e moedas que poderão
ser trocados por melhorias e dicas durante o jogo.
Funcionamento
O LearNCode é um jogo educativo 2D desenvolvido utilizando o “game engine” Unity e a linguagem de
programação C#. As imagens que compõem os “sprite sheets” das cenas foram criadas utilizando o con-
ceito de Pixel Art com o software Paint. O deslocamento do personagem principal no mapa é feito através
das teclas A, W, S e D. A interação com objetos e outros personagens, como as placas de informações e os
habitantes da ilha, pode ser feita utilizando a tecla Barra de Espaço. No Centro de Reciclagem, o jogador
encontrará os mapas dos locais das fases e uma área de opções de alguns jogos para descanso. Em cada
fase, após ser apresentado o conteúdo de um tema de programação, será iniciado um jogo de perguntas
de múltipla escolha baseado no Kahoot. Os exemplos utilizados nas perguntas serão dentro do tema de
reciclagem. Em algumas fases, além das perguntas, também serão propostos jogos para a associação do
conteúdo com o mundo real. No fim, haverá uma pontuação referente ao total de acertos.
80 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel