Page 80 - Revista Fetin
P. 80

LearNCode
                   EDUCAÇÃO DE
                4 QUALIDADE










                                                          Equipe
                        40ª
                                                          Mariana Venezian Musto Bassi - 6P - GES
                                                          Orientador
                                                          Phyllipe de Souza Lima Francisco




              Conhecer uma linguagem de programação se tornou uma competência requerida nos currículos dos
              profissionais de diversas áreas. Dada essa necessidade do mercado de trabalho, universidades estão
              acrescentando nas grades curriculares as disciplinas de Algoritmos e Estruturas de Dados. Contudo,
              para muitos alunos, aprender uma nova linguagem e desenvolver o raciocínio lógico pode ser desafia-
              dor. Assim, desenvolvemos o LearNCode para ensinar o básico de lógica de programação para pessoas
              iniciantes de uma maneira lúdica e motivadora, abordando uma temática de conscientização ambiental.


              Projeto





              O LearNCode é um jogo educativo no gênero RPG (do inglês, “Role Playing Game”) que ensina programa-
              ção com uma narrativa de conscientização ambiental. O ambiente do jogo é uma ilha onde seus habitantes
              implementarão o processo de reciclagem e precisam do personagem principal, especialista no assunto,
              para ajudá-los. Contudo, os habitantes da ilha só falam a linguagem C++ e o personagem precisará apren-
              dê-la para se comunicarem e desenvolverem os trabalhos. Em cada fase, o jogador aprenderá um novo
              conteúdo de lógica de programação em um contexto ambiental. Em seguida, jogos e perguntas serão
              propostos para fixar os conhecimentos e concluir a fase, acumulando experiência e moedas que poderão
              ser trocados por melhorias e dicas durante o jogo.


              Funcionamento




              O LearNCode é um jogo educativo 2D desenvolvido utilizando o “game engine” Unity e a linguagem de
              programação C#. As imagens que compõem os “sprite sheets” das cenas foram criadas utilizando o con-
              ceito de Pixel Art com o software Paint. O deslocamento do personagem principal no mapa é feito através
              das teclas A, W, S e D. A interação com objetos e outros personagens, como as placas de informações e os
              habitantes da ilha, pode ser feita utilizando a tecla Barra de Espaço. No Centro de Reciclagem, o jogador
              encontrará os mapas dos locais das fases e uma área de opções de alguns jogos para descanso. Em cada
              fase, após ser apresentado o conteúdo de um tema de programação, será iniciado um jogo de perguntas
              de múltipla escolha baseado no Kahoot. Os exemplos utilizados nas perguntas serão dentro do tema de
              reciclagem. Em algumas fases, além das perguntas, também serão propostos jogos para a associação do
              conteúdo com o mundo real. No fim, haverá uma pontuação referente ao total de acertos.







                80          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85