Page 82 - Revista Fetin
P. 82
Libertas
SAÚDE DE
3 QUALIDADE
Equipe
40ª
Ana Cecília S. Fernandes - 4P - GEC | Ana Luiza A. Azevedo - 4P - GEB
João P. de Souza - 4P - GEC | João Pedro V. B. Lopes - 4P - GEA
Orientador
Guilherme Augusto Barucke Marcondes
Com a pandemia do CoronaVírus, foi necessário ao mundo se adaptar para sobreviver a nova realida-
de, e a área educação foi afetada diretamente. Com o ensino remoto, muitos problemas podem ser
mapeados, sendo o maior deles a falta de recursos financeiros por parte dos alunos e dificuldade ao
utilizar a interface de aplicativos pelos professores, portanto a plataforma Libertas vem com o objetivo
de solucionar não apenas os problemas citados, como muitos outros que afetam a qualidade de ensino
e resultam num futuro incerto para a educação.
Projeto
A plataforma conta com uma interface simples e objetiva que permite ao usuário fácil acesso e manu-
seio, visto que é um dos principais problemas relatados por professores. Por se tratar de uma plataforma
gratuita, é necessário que o usuário se cadastre para uma melhor experiência e comodidade para salvar
suas aulas, arquivos e o que desejar dentro da plataforma. Além do espaço para aulas online, a plataforma
conta com um espaço para chat individual e coletivo com alunos e professores, locais para organização de
arquivos de imagem e vídeo, espaço para anotações e resumos durante a aula, tal medida além de facilitar
durante o estudo, ajuda de certa forma na diminuição do uso desenfreado de papel. O nome Libertas re-
mete ao sentimento de liberdade dos usuários ao utilizar a plataforma.
Funcionamento
“Com uma interface simples e prática, o projeto “Libertas” funciona em base de falas de alguns profes-
sores e alunos, filtrando suas principais dificuldades e resolvendo-as da maneira prática e completa. O
projeto conta com áreas onde há possibilidade de troca de informações entre alunos e professores, tudo
de forma controlada e justa, evitando desde já problemas futuros.
Na área “aluno”, itens como livros, estudos e exemplos de como fazer algum certo tipo de trabalho, podem
ser encontradas.
Na área “professor”, tem-se itens de interesse de quem ensina, como links para artigos, ideias para aulas,
e uma aba para uma troca mais específica de informações.
E por fim, na área “sala de aula”, é onde ocorre a união de todos os usuários, onde ocorre a área de reso-
lução de dúvidas dos mais diversos assuntos, e local ondem podem ocorrer palestras, filmes, vídeos, mas
todos sobre conteúdos passados no ensino, ficando a critério do professor que terá a possibilidade admi-
nistrar sua sala”
82 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel