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Curiosidades Resultados
Durante a monitoria de Algoritmos I, observou-se que O LearNCode foi desenvolvido para complementar o
a utilização de recursos visuais para ensinar progra- ensino de cursos básicos de programação. Espera-
mação tornou o aprendizado mais esclarecedor para -se que as aluno aprendam e fixem os conteúdos de
os alunos. Assim, realizou-se uma pesquisa com os forma lúdica e motivadora, bem como, consigam in-
alunos que já cursaram algum curso de lógica de pro- terpretar corretamente os enunciados dos problemas
gramação básica, totalizando 132 respostas. Desse para resolvê-los. Aos docentes, espera-se que seja
total, 75,8% gostariam de aprender um assunto novo um ferramental que complemente os temas aborda-
através da combinação de Jogo e Teoria e, 66,7% tive- dos em aula e que os auxiliem na identificação dos
ram dificuldade em interpretar o enunciado para cons- pontos de maior dificuldade dos alunos. Por fim, que a
truir o programa que resolve o problema apresentado. narrativa desenvolvida permita que os alunos aprimo-
rem noções de conscientização ambiental.
[1] SOUZA, G.; MESQUITA, R.; LIMA, P.; GUERRA, E.; CAPISTRANO, I. “Save the Ocean: A Game for Environmental Awareness”.
SBGames 2019, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336563525_Save_the_Ocean_A_
Game_for_EnvirEnvironm_Awareness.
[2] MAGALHÃES, A.; ALMEIDA, L; MESQUITA, R. CodeTroopers: Uma proposta lúdica para ensino de conceitos de programação.
In: INCITEL, 2018. Anais. Santa Rita do Sapucaí, MG: Instituto Nacional de Telecomunicações. p. 16-21.
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