Page 81 - Revista Fetin
P. 81

81

















































       Curiosidades                                           Resultados




       Durante a monitoria de Algoritmos I, observou-se que   O LearNCode foi desenvolvido para complementar o
       a utilização de recursos visuais para ensinar progra-  ensino  de  cursos  básicos  de  programação.  Espera-
       mação tornou o aprendizado mais esclarecedor para      -se que as aluno aprendam e fixem os conteúdos de
       os  alunos.  Assim,  realizou-se  uma  pesquisa  com  os   forma lúdica e motivadora, bem como, consigam in-
       alunos que já cursaram algum curso de lógica de pro-   terpretar corretamente os enunciados dos problemas
       gramação  básica,  totalizando  132  respostas.  Desse   para  resolvê-los.  Aos  docentes,  espera-se  que  seja
       total, 75,8% gostariam de aprender um assunto novo     um ferramental que complemente os temas aborda-
       através da combinação de Jogo e Teoria e, 66,7% tive-  dos  em  aula  e  que  os  auxiliem  na  identificação  dos
       ram dificuldade em interpretar o enunciado para cons-  pontos de maior dificuldade dos alunos. Por fim, que a
       truir o programa que resolve o problema apresentado.   narrativa desenvolvida permita que os alunos aprimo-
                                                              rem noções de conscientização ambiental.










                     [1] SOUZA, G.; MESQUITA, R.; LIMA, P.; GUERRA, E.; CAPISTRANO, I. “Save the Ocean: A Game for Environmental Awareness”.
                     SBGames 2019, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336563525_Save_the_Ocean_A_
                     Game_for_EnvirEnvironm_Awareness.
                     [2] MAGALHÃES, A.; ALMEIDA, L; MESQUITA, R. CodeTroopers: Uma proposta lúdica para ensino de conceitos de programação.
                     In: INCITEL, 2018. Anais. Santa Rita do Sapucaí, MG: Instituto Nacional de Telecomunicações. p. 16-21.



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86