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Carrinho
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
por gestos
Equipe
Caio Prado de Oliveira - P2 - GEC | Lucas A. A. Rodrigues - P2 - GEB
Matheus M. M. Nascimento - P2 - GEC | Silas R. O. Júnior - P2 - GES
Orientador
Prof. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro
No limiar do século XXI, milhares de pessoas sofrem com problemas de deficiência motora ou algo que
limite a sua capacidade de interação, assim, não conseguindo acompanhar os avanços da tecnologia
por falta de acessibilidade. No entanto, nossa equipe quer desenvolver algo que além de ser divertido,
seja acessível para essas pessoas, teria um espaço bem amplo no mercado, tendo em vista que muitas
pessoas sofrem desse problema, e poderia ser implementado de outras formas além da que será des-
crita neste artigo.
Projeto
O projeto tem a intenção de deixar os comandos do controle remoto mais simples, divertidos e intuiti-
vos, portanto, o consenso do grupo em relação à solução foi criar um controle baseado em um sensor de
movimento. Se a mão ou dedo do usuário fizer um gesto passando para qualquer direção em que o usuário
deseja, exemplos: para frente, para trás, lado direito ou esquerdo, passando por cima do sensor de gestos
que detecta os movimentos, o carrinho vai direcionar suas rodas para o sentindo que o usuário desejar. Esse
sensor de gesto funcionará juntamente com um Arduino uno e com um dispositivo Lora ou Bluetooth, esses
dispositivos serão colocados em uma caixinha em cima de uma mesa ou então será em feito em uma pul-
seira de uma forma mais portátil.
Funcionamento
O funcionamento do carrinho consiste em cinco peças fundamentais, um Arduino, ponte H, o sensor de
gestos, com um motor e um servo motor. Com esses seguintes itens, o sensor de gestos lê os movimen-
tos e envia a informação para o Arduino, com comando para a direção a qual deseja ir. Com base nisso o
Arduino envia a informação para ponte H, enviando um sinal de energia, possibilitando que o carrinho
possa ir para a direção indicada, que é enviado para o servo motor ou o próprio motor. A alimentação do
servo motor funciona com uma voltagem de cinco volts fixo, alimentado diretamente da placa do Arduino.
A alimentação do motor funciona de forma diferente, se dá por três diferentes voltagens, com isso pode-
mos controlar o carrinho por três diferentes velocidades. Para esse aumento de velocidade é necessário
que o condutor faça o mesmo gesto para a direção a qual deseja ir e para reduzir a velocidade basta fazer
o movimento ao contrario.
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