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Revista Fetin 2016
AUTO CARLIGHT
Na vida diária do trânsito existem inúmeras situações adversas que colocam em
risco a segurança e a vida dos motoristas e passageiros. Nota-se a necessidade de,
por meio da engenharia, contornar a situação e criar um trânsito mais seguro para
todos. O proposito aqui almejado é o controle mais eficiente das luzes de farol do
carro com a finalidade de evitar o ofuscamento da visão dos motoristas que compar-
tilham a mesma via. Um farol com percepção automática da situação da via, irá tirar
das mãos humanas a função de controlar este mecanismo do automóvel.
PROJETO
A solução proposta, o Auto CarLight, tem a função de oferecer aos motoristas a opção
de automatizar o controle do farol. Desta forma, quando um motorista atravessar uma
via e por distração não abaixar as luzes quando cruzar com outro carro, um algoritmo -
que percebe a presença do mesmo - diminui as luzes do farol e só volta a intensificá-las
quando entender que o carro está sozinho na via. O algoritmo analisa as imagens feitas
por uma câmera - simples e compacta - e percebe a presença de luz; de acordo com a
intensidade desta, ele realiza um comando. A consequência disso é uma direção mais
simples e um trânsito mais seguro. Com o Auto CarLight o motorista não precisará se
preocupar com o ajuste do farol e terá tranquilidade para dirigir durante a noite.
FUNCIONAMENTO
A base do funcionamento é apenas um algoritmo instalado no computador de bor-
do já presente em boa parte dos veículos fabricados recentemente e uma câmera
frontal no retrovisor. Caso o veiculo não possua esse kit, a instalação é fácil e de
baixo custo podendo, inclusive, ser expandida para outras finalidades como: câ-
mera de ré, câmera de monitoramento frontal, detector de roubo e de localização
do veiculo via satélite. Quando o farol é acionado durante a noite, o algoritmo faz
uma varredura na imagem recebida pela câmera buscando por lanternas traseiras
ou faróis de carro. Caso seja detectado, o dispositivo desativa o farol alto afim de
não ofuscar a vista do motorista do carro à frente. Quando a varredura da imagem
não encontrar nenhum veiculo a frente, o farol alto volta a ser ativado aumentan-
do assim a segurança dos passageiros e motorista. Desta forma, é garantida uma
viagem mais segura e sem imprevistos.
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