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Revista Fetin 2016


         AUTO CARLIGHT







         Na vida diária do trânsito existem inúmeras situações adversas que colocam em
         risco a segurança e a vida dos motoristas e passageiros. Nota-se a necessidade de,
         por meio da engenharia, contornar a situação e criar um trânsito mais seguro para
         todos. O proposito aqui almejado é o controle mais eficiente das luzes de farol do
         carro com a finalidade de evitar o ofuscamento da visão dos motoristas que compar-
         tilham a mesma via. Um farol com percepção automática da situação da via, irá tirar
         das mãos humanas a função de controlar este mecanismo do automóvel.





















         PROJETO



         A solução proposta, o Auto CarLight, tem a função de oferecer aos motoristas a opção
         de automatizar o controle do farol. Desta forma, quando um motorista atravessar uma
         via e por distração não abaixar as luzes quando cruzar com outro carro, um algoritmo -
         que percebe a presença do mesmo - diminui as luzes do farol e só volta a intensificá-las
         quando entender que o carro está sozinho na via. O algoritmo analisa as imagens feitas
         por uma câmera - simples e compacta - e percebe a presença de luz; de acordo com a
         intensidade desta, ele realiza um comando. A consequência disso é uma direção mais
         simples e um trânsito mais seguro. Com o Auto CarLight o motorista não precisará se
         preocupar com o ajuste do farol e terá tranquilidade para dirigir durante a noite.


         FUNCIONAMENTO


         A base do funcionamento é apenas um algoritmo instalado no computador de bor-
         do já presente em boa parte dos veículos fabricados recentemente e uma câmera
         frontal no retrovisor. Caso o veiculo não possua esse kit, a instalação é fácil e de
         baixo custo podendo, inclusive, ser expandida para outras finalidades como: câ-
         mera de ré, câmera de monitoramento frontal, detector de roubo e de localização
         do veiculo via satélite. Quando o farol é acionado durante a noite, o algoritmo faz
         uma varredura na imagem recebida pela câmera buscando por lanternas traseiras
         ou faróis de carro. Caso seja detectado, o dispositivo desativa o farol alto afim de
         não ofuscar a vista do motorista do carro à frente. Quando a varredura da imagem
         não encontrar nenhum veiculo a frente, o farol alto volta a ser ativado aumentan-
         do assim a segurança dos passageiros e motorista. Desta forma, é garantida uma
         viagem mais segura e sem imprevistos.


         22   Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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