Page 32 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 32

BraillePlay













                                                  Equipe: Carlos Inácio | Marina Barba
                                                  Orientador: Guilherme Augusto Barucke Marcondes






                                 A deficiência visual atinge cerca de 3,5% da população brasileira, segundo dados do ultimo
                                 censo demográfico do Brasil realizado pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e estatís-
                                 tica- de 2010. Com o intuito de proporcionar o acesso de pessoas cegas à informações foi
                                 criado métodos de adaptações como o Braille, audiodescrição entre outros meios.
                                 Porém o estudo e a prática dessas atividades monótonas, para crianças, podem se tornar
                                 exaustivas e desinteressantes. Portanto foi elaborada uma ideia de um aplicativo que facili-
                                 ta o aprendizado de forma interativa e eficiente.





                                 projeto



                                 O projeto consiste em um aplicativo simples e de fácil acesso. “BraillePlay” funciona como
                                 um jogo que estimula o aprendizado de letras e palavras através de um smartphone, um
                                 teclado em braille e por uma reprodução sonora. Com o intuito de deixar a atividade menos
                                 monótona ele conta com varios desafios, diferentes níveis de dificuldade e pontuações. Sua
                                 finalidade é auxiliar educadores no ensino de crianças de modo prático e divertido, tendo
                                 em vista que este é o publico mais complicado de se prender a atenção utilizando táticas
                                 comuns de ensino. No caso de um ensino em uma instituição, o orientador pode propor
                                 tarefas das quais o aplicativo possibilita que este consiga monitorar o avanço que do aluno
                                 através de um cadastro feito no próprio aplicativo.







       funcionamento



       O projeto foi elaborado  através da ferramenta “App In-  No modo de treino a pessoa digita a palavra ou letra e o apli-
       ventor” desenvolvida pela Google para a criação de apli-  cativo reproduz a leitura do que foi escrito. O modo de jogo
       cativos para  android.  Trata-se de um jogo  que possibi-  possuí três níveis de dificuldade no qual o indivíduo deve
       litam  um  usuário  deficiente  visual  a  aprender  o  código  ouvir uma palavra aleatória e escrevê-la corretamente, só
       Braille  através de um teclado em baille  e ferramentas  é possível mudar para a próxima palavra quando a anterior
       de áudio. O aplicativo desenvolvido conta com várias te-  estiver sido digitada corretamente obtendo assim uma pon-
       las,  das  quais  possuem diversas funções cada uma.  O  tuação. Por fim o modo de configurações é onde se incluí o
       modo de tutorial é composto por videos e áudios ex-    endereço de e-mail para quem se deseja enviar o progresso
       plicando passo  a  passo o  funcionamento do protótipo.  da aprendizagem.





       Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37