Page 30 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
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Blow game
Equipe: Andressa Grilo | Eugênia Vettori
Isabelle Santos | Vitória Neves
Orientador: Juliano Augusto Nascimento Leite
No cenário atual é visível a importância da fisioterapia respiratória, ela consiste em um
conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo melhorar
oxigenação do sangue, promover a reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respirató-
rio, reeducar a função respiratória e prevenir complicações. Entretanto, esse processo é
monótono e repetitivo. Visando a dificuldade em aplicar essas técnicas com eficiência, em
crianças, a alternativa encontrada para aumentar o engajamento de crianças no tratamento
foi o Blow game, um jogo que usa a diversão como atrativo.
projeto
O projeto “Blow game” é um Jogo sério com a finalidade de proporcionar a reabilitação
respiratória às crianças, de uma forma mais interativa e divertida. A forma de implementa-
ção utilizada foi baseada em jogos de plataforma, onde em um ambiente de hospital 2D, o
jogador necessita pular os obstáculos, que são vírus, através do controle de sopro, com a
finalidade de recolher vacinas para abastecer os postos de saúde, assim garantindo a imu-
nidade contra o vírus para várias pessoas. Ele terá uma única fase, onde o jogador poderá ir
batendo recordes. A plataforma utilizada para desenvolvimento foi o Construct 3, pois além
de ser gratuita, não é necessária a síntese de linguagens de programação complicadas,
facilitando, assim, sua criação.
funcionamento
O “Blow Game” tem como objetivo permitir a reabilitação para manter-se vivo. Quando a criança percebe o vírus se
respiratória da criança e seu funcionamento depende da aproximando do player, ela deve assoprar, fazendo com
ação do jogador. Ao soprar o instrumento, que é composto que o sensor de pressão passe essa informação ao Arduí-
por uma pequena mangueira e uma ponta descartável em no que enviará o comando de pulo ao boneco jogador.
sua extremidade, o sensor de pressão é acionado, o qual Para a praticidade da reabilitação, a criança precisa ape-
manda informações para o microcontrolador Arduíno, este nas de um Smartphone de sistema operacional, IOS ou
envia comandos ao jogo, resultando em sua dinâmica. Android, para conseguir ter acesso ao jogo e o instrumento
O jogo consiste no momento em que jogador precisa des- de sopro, que será o console, deve ser vinculado ao Smar-
viar dos vírus e recolher o máximo de vacinas possíveis tphone via Bluetooth.
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