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Blow game













                                                  Equipe: Andressa Grilo | Eugênia Vettori
                                                  Isabelle Santos | Vitória Neves
                                                  Orientador: Juliano Augusto Nascimento Leite





                                 No cenário atual é visível a importância da fisioterapia respiratória, ela consiste em um
                                 conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo melhorar
                                 oxigenação do sangue, promover a reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respirató-
                                 rio, reeducar a função respiratória e prevenir complicações. Entretanto, esse processo é
                                 monótono e repetitivo. Visando a dificuldade em aplicar essas técnicas com eficiência, em
                                 crianças, a alternativa encontrada para aumentar o engajamento de crianças no tratamento
                                 foi o Blow game, um jogo que usa a diversão como atrativo.





                                 projeto



                                 O projeto “Blow game” é um Jogo sério com a finalidade de proporcionar a reabilitação
                                 respiratória às crianças, de uma forma mais interativa e divertida. A forma de implementa-
                                 ção utilizada foi baseada em jogos de plataforma, onde em um ambiente de hospital 2D, o
                                 jogador necessita pular os obstáculos, que são vírus, através do controle de sopro, com a
                                 finalidade de recolher vacinas para abastecer os postos de saúde, assim garantindo a imu-
                                 nidade contra o vírus para várias pessoas. Ele terá uma única fase, onde o jogador poderá ir
                                 batendo recordes. A plataforma utilizada para desenvolvimento foi o Construct 3, pois além
                                 de ser gratuita, não é necessária a síntese de linguagens de programação complicadas,
                                 facilitando, assim, sua criação.







       funcionamento



       O “Blow Game” tem como objetivo permitir a reabilitação  para manter-se vivo. Quando a criança percebe o vírus se
       respiratória da criança e seu funcionamento  depende  da  aproximando  do player,  ela deve assoprar,  fazendo com
       ação do jogador. Ao soprar o instrumento, que é composto  que o sensor de pressão passe essa informação ao Arduí-
       por uma pequena mangueira e uma ponta descartável em  no que enviará o comando de pulo ao boneco jogador.
       sua extremidade, o sensor de pressão é acionado, o qual  Para a praticidade da reabilitação, a criança precisa ape-
       manda informações para o microcontrolador Arduíno, este  nas de um Smartphone de sistema operacional,  IOS  ou
       envia comandos ao jogo, resultando em sua dinâmica.    Android, para conseguir ter acesso ao jogo e o instrumento
       O jogo consiste no momento em que jogador precisa des-  de sopro, que será o console, deve ser vinculado ao Smar-
       viar dos vírus e recolher o máximo de vacinas possíveis  tphone via Bluetooth.





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