Page 78 - Revista Fetin
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JIVI
PAZ, JUSTIÇA E
16 INSTITUIÇÕES
EFICAZES
Jogo para Indício de Violência
Infantil
Equipe
40ª
Ana Paula S. de Góis - 4P - GES | Rayane M. de C. Souza - 2P - GEP
Carolyne G. Dutra - 2P - GEP | Évilyn N. Ferreira - 2P - GEB
Orientador
Breno Gontijo Tavares
Conforme relatório de 18 junho de 2020 publicado pela OMS, Unicef e Unesco, metade das crianças
do mundo, ou aproximadamente 1 bilhão de crianças a cada ano é afetada por violência física, sexual
ou psicológica, sofrendo ferimentos, incapacidades e morte. Além disso, segundo a SBP, os autores de
80% das agressões são os pais ou responsáveis, e elas acontecem dentro de casa. A violência infantil
merece notoriedade, principalmente diante do cenário atual de isolamento social. Com isso, foi desen-
volvido um jogo no qual a criança poderá de forma lúdica apresentar indícios da violência que sofre.
Projeto
O JIVI - Jogo para Indício de Violência Infantil - possui como objetivo ser uma ferramenta para indiciar vio-
lência infantil. Tornando mais fácil a descoberta dos casos de agressão e negligência. Crianças de maior
idade verbalizam o sofrimento de maneira mais clara. Enquanto as que ainda estão aprendendo a se re-
lacionar, expressam apenas comentários pontuais. Também há casos em que a vítima recebe ameaças e
fica intimidada a relatar seu sofrimento. No decorrer desse jogo sério, será necessário pontuar algumas
questões de maneira subjetiva. Dessa forma, a criança não perceberá que as perguntas têm o intuito de
denunciar agressões. O jogo possibilitará que a vítima se sinta segura e capaz de pedir ajuda. Além de au-
xiliar profissionais que lidam com casos de maus-tratos infantil.
Funcionamento
O JIVI foi desenvolvido através da plataforma e framework denominado Angular, utilizando as linguagens:
HTML, CSS e JavaScript. Junto a isso, o design gráfico sucedeu-se por meio de uma ferramenta de ma-
nipulação de imagem, o que possibilitou a criação de personagens e cenários que ajudaram a compor
o enredo. O banco de dados integrado é o firebase, responsável por coletar os dados dos usuários, tais
como: nome, idade e respostas das perguntas que são feitas ao longo das fases. Desse modo, é possível
acessá-lo pela web via browser ou aplicativo, dado que existe a versão app implementada pelo framework
Ionic. Tendo em vista esses aspectos, inicialmente no protótipo, o funcionamento consiste em cinco fases
com cenários distintos e interativos, com o intuito de entreter e auxiliar na compreensão da história. Por
vezes, ao decorrer do jogo, são exibidas algumas perguntas de forma lúdica, a fim de obter os indícios se a
criança sofre violência, mediante a missão proposta em cada etapa.
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