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Inatec
PARCERIAS
17 E MEIOS DE
IMPLEMENTAÇÃO
Podcast
Equipe
Rayana Fernanda S. Silva - P2 - GEB
Thaís Emanuelle P. de Oliveira - P2 - GES
Orientador
Prof. Wanderson Eleuterio Saldanha
Um estudo feito pela Rede Globo, em colaboração com o Ibope mostrou que 57% dos brasileiros
começaram a ouvir podcasts durante o período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19.
Em contrapartida, o aumento da desinformação científica promoveu grandes ondas de fake news, pre-
judicando até mesmo o plano de combate ao coronavírus. Segundo um estudo realizado por cientistas
do MIT, as fake news se espalham 70% mais rápido que notícias verídicas, trazendo sérias consequ-
ências. Visto isso, esse trabalho procura combater a desinformação através da divulgação científica e
tecnológica.
Projeto
O podcast conta com uma abordagem descontraída e bastante informativa dos temas abordados nas
mais diversas áreas da ciência, através de uma conversa com especialistas, professores, pesquisadores
e entusiastas da tecnologia. O conteúdo audiovisual é fornecido exclusivamente ao vivo na plataforma
YouTube, e se torna disponível posteriormente em forma de áudio no Spotify. Tendo em vista que cada
episódio terá cerca de duas horas de duração, serão editados vídeos de partes específicas da conversa
que serão liberados em um canal de cortes, uma opção para quem deseja adquirir informações de maneira
mais breve e rápida. A divulgação do conteúdo e os bastidores serão compartilhados através da página
oficial no Instagram e no Twitter.
Funcionamento
Pensando nas ondas de fake news provocadas pela desinformação científica juntamente com o cresci-
mento do consumo de podcasts, observou-se uma oportunidade de abordar a ciência através de um bate
papo utilizando uma linguagem desmistificada, a fim de ser amplamente compreendida pelo público. O
canal “Inatec Cortes” conta com uma playlist de vídeos que são feitos usando o editor de vídeo para Win-
dows ”DaVinci Resolve” e a ferramenta “Canva” para a criação de thumbnails, e serão separados por cate-
gorias no YouTube. Para a definição de temas, é feita uma pesquisa no Google Trends. Basta inserir o as-
sunto ou tema, e será mostrado os termos mais populares recentemente pesquisados. Também são feitas
enquetes nas redes sociais, onde o tema mais votado é escolhido. A partir dessa definição, escolhemos
o co-host e o convidado que mais se adequa ao tema eleito. Por fim, o roteiro é desenvolvido, fazendo-se
pesquisas para saber mais sobre o que será abordado no episódio.
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