Page 74 - revista-vol-10
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Inatel Under
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Invasion
Aluno
Luciano Matheus Corrêa - P10 - GEC
Orientador
Prof. Renzo Paranaíba Mesquita
Atualmente, apesar de manter sua principal proposta na maioria dos produtos encontrados no merca-
do, com o passar dos anos os jogos eletrônicos vem ganhando muita força e se destacando em várias
outras áreas. Não é muito raro ver hoje em dia jogos desenvolvidos para auxiliar a área da saúde, a área
da educação, para conscientização de alguma causa e também, para serem utilizados como uma propa-
ganda de uma marca, de um local ou de outra coisa qualquer. Dessa forma, a fim de criar uma propagan-
da mais lúdica e divertida para a instituição, é proposto o jogo “Inatel Under Invasion”.
Projeto
O projeto consiste em um jogo eletrônico composto por seis telas, sendo elas: o menu principal, os cré-
ditos, a tela de como jogar, o jogo em si e as duas telas de fim de jogo. Sua principal função é divulgar a
instituição do Inatel de uma forma mais divertida e interativa. No menu principal, é possível acessar a tela
de créditos, de como jogar e o jogo em questão, que foi desenvolvido como um jogo do estilo labirinto e
estratégia, onde o jogador precisa percorrer o mapa em busca de itens necessários para poder finalizar o
jogo, porém em paralelo a isso, é necessário fugir e desviar de inimigos que o perseguem. Assim que a par-
tida é finalizada, é exibida a tela de fim de jogo, podendo ser uma tela de vitória ou derrota, onde apresenta
os pontos obtidos e o tempo jogado.
Funcionamento
O Inatel Under Invasion foi desenvolvido utilizando duas plataformas diferentes. O Construct 3, que foi
utilizado para a criação geral do jogo, desde a disposição dos elementos pelo cenário, até a parte da pro-
gramação e criação das lógicas do jogo, que foram feitas utilizando o recurso diferencial da plataforma,
a programação em blocos. Por meio desses blocos foi possível criar todas as mecânicas do jogo, como
a movimentação do personagem principal, a inteligência artificial dos inimigos, o sistema de geração de
itens pelo mapa, o sistema de pontuação, as mudanças de tela e a lógica que controla as músicas e efeitos
sonoros. Além também o Adobe Photoshop, que foi utilizado para a criação de toda a parte gráfica e visual
do jogo, como a animação do personagem, as animações dos inimigos, os itens coletáveis, as telas de fim
de jogo, a tela do menu principal e tudo mais que está presente. Com tudo isso utilizado, o protótipo final
foi desenvolvido para ser jogado no computador.
74 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel