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Inatel GO
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
O Metaverso do Inatel
Equipe
Douglas B. de Souza - P6 - GEC
Eduardo C. Resende - P6 - GES
Orientador
Prof. Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão
Nosso projeto visa utilizar os conceitos de Metaverso, que vem ganhando popularidade com os anos.
O Metaverso em sua essência, é um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositi-
vos digitais, ou seja, é um espaço coletivo e virtual compartilhado. Com nosso projeto, pretendemos
demonstrar as comparações entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual, pilares esses para a cria-
ção de um Metaverso. Também possuimos o intuito de apresentar um protótipo do inicio do desenvol-
vimento de um possivel primeiro metaverso de uma universidade brasileira, nesse caso, o Inatel.
Projeto
A nossa ideia é apresentar cerca de dois projetos. Um deles consiste em apresentar a Realidade Aumen-
tada. Para esse, utilizamos um software de desenvolvimento de jogos, chamado Unity e uma plataforma
de desenvolvimento de realidade aumentada, chamada Vuforia. Esse primeiro projeto necessita do uso da
câmera do celular apontada para uma determinada imagem de um local do Inatel e a partir dela será pos-
sível coletar informações. O segundo projeto vai fazer uso de um ferramenta de modelagem 3D, chamada
Blender juntamente com a Unity. Para ele, está sendo utilizada uma modelagem 3D do prédio principal do
Inatel. Com a modelagem feita, haverá um Multiplayer em que duas ou mais pessoas poderão se encontrar
de forma online, a partir de um software que simula o campus do Inatel.
Funcionamento
Para nosso projeto de Realidade Aumentada iremos usar a Unity como principal Software de desenvolvi-
mento pois ela nos proporciona uma maior simplicidade por possuir C# como linguagem e uma interface
bem amigável o que a torna uma boa ferramenta para nosso projeto. A plataforma Vuforia será usada
principalmente como suporte para fazermos a detecção de uma imagem digital no mundo real através da
camera dos dispositivos usados. A conexão da Unity e da Vuforia se da pelo fato de mandarmos a imagem
da Vuforia para Unity que detectará a camera do dispositivo. Para o projeto de Realidade Virtual, usare-
mos o Blender unicamente para fazer a modelagem 3D do prédio principal do Inatel que iremos utilizar no
ambiente virtual criado. Feito a modelagem, iremos manda-la para Unity, Software em que prograremos o
Multiplayer, assim como as movimentação dos players e todo o resto. Por fim, usaremos o Software Pho-
ton para hospedarmos os servidores e fazer o projeto se tornar funcional.
72 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel