Page 75 - revista-vol-10
P. 75

75








                                                                    Curiosidades





                                                                    O trabalho em questão se trata de um jogo com
                                                                    a finalidade de ser um advergame. Esse termo
                                                                    se dá justamente à jogos eletrônicos que tem o
                                                                    propósito  de  promover  e  divulgar  uma  marca,
                                                                    uma  empresa  ou  nesse  caso,  uma  instituição.
                                                                    Esse recurso é muito estratégico para a propa-
                                                                    ganda, pois em aplicações como essa, o jogador
                                                                    tem uma imersão muito maior no ambiente pro-
                                                                    posto e diferente de comerciais e propagandas
                                                                    comuns. Dentro de um jogo é possível criar vá-
                                                                    rios tipos de interatividade com o público alvo,
                                                                    dessa forma, sendo uma estratégia de marke-
                                                                    ting muito mais lúdica e divertida para as pes-
                                                                    soas.


                                                                    Resultados





                                                                    No desenvolvimento do projeto, foram enfrenta-
                                                                    das várias dificuldades que foram surgindo com
                                                                    o tempo, como por exemplo técnicas artísticas
                                                                    para a criação do mapa, onde foi preciso traba-
                                                                    lhar com perspectiva para desenhar as constru-
                                                                    ções com um tamanho coerente; das animações
                                                                    dos personagens presentes, onde foi necessá-
                                                                    rio ter um cuidado para poder criar animações
                                                                    mais fluídas para compor o jogo, além de traba-
                                                                    lhar com um tamanho coerente relacionado ao
                                                                    personagem e aos inimigos; e também na pro-
                                                                    gramação, onde foi preciso pesquisar e estudar
                                                                    para aprender sobre as mecânicas necessárias
                                                                    para o jogo, que durante esse processo foram
                                                                    apresentados erros, mas que foram resolvidos
                                                                    para a versão final.








                     [1] ALCOVERRO, Helena. What Is Advergaming? Uses and Examples. Cyberclick, 24 maio 2022. Disponível em: https://www.cyber-
                     click.net/numericalblogen/what-is-advergaming-uses-and-examples. Acesso em: 6 ago. 2022.
                     [2] SWANSON, Mitch. Advergaming: How Video Game Advertising Helps With Consumer Engagement. Gamify, 19 fev. 2019. Dispo-
                     nível em: https://www.gamify.com/gamification-blog/advergaming-how-game-advertising-is-built-for-consumer-engagement. Acesso
                     em: 6 ago. 2022.



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80