Page 77 - revista-vol-10
P. 77
77
Curiosidades
O jogo busca apresentar seus temas de forma
metafórica e fantasiosa através de paralelos cla-
ros com a vida do estudante, sejam dificuldades
dependentes de seu esforço ou não. O que torna
um desafio é transformar esses problemas em
entretenimento e algo realmente interessante,
sendo essa a parte mais complexa em desen-
volver um jogo com um propósito pedagógico.
E nos ultimos anos, diversos estudos, sob dife-
rentes perspectivas, vem apontando justamen-
te para essa realidade: se os conhecidos “jogos
educativos” forem bem implementados é possí-
vel trazer bons resultados.
Resultados
Até o presente momento, a proposta aparenta
seguir um modelo aceitável ao seu público-alvo
(jovens e jovens-adultos cursando Ensino Me-
dio ou Ensino Superior), se diferenciando de boa
parte das obras colocadas dentro do meio edu-
cacional, pois estas, muitas vezes são rejeitadas
pelo público justamente por deixarem de ser o
que jogos deviam ser desde o princípio, entre-
tenimento. A perspectiva ao colocar o projeto
em larga escala é atingir um número alto de es-
tudantes que passam por problemas semelhan-
tes aos retratados e ao atingir seu subconscien-
te, trazer uma mensagem, implícita, de solução
para os “sabotadores” dos estudos (como pro-
crastinação e a irresponsabilidade).
[1] TECHNOLOGIES, Unity. Unity Manual. Disponivel em < https://docs.unity3d.com/Manual/index.
Acesso em: 10 de agosto de 2022.
[2] CORPORATION, Microsoft. C# Documentation. Disponivel em < https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp.
Acesso em: 1 de agosto de 2022.
[3] OLIVEIRA, Wilk. Desenvolvimento de Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa.
Disponivel em https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89252. Acesso em: 24 de julho de 2022.
inatel.br/fetin/revista www