Page 77 - revista-vol-10
P. 77

77








                                                                    Curiosidades





                                                                    O jogo busca apresentar seus temas de forma
                                                                    metafórica e fantasiosa através de paralelos cla-
                                                                    ros com a vida do estudante, sejam dificuldades
                                                                    dependentes de seu esforço ou não. O que torna
                                                                    um desafio é transformar esses problemas em
                                                                    entretenimento  e  algo  realmente  interessante,
                                                                    sendo essa a parte mais complexa em desen-
                                                                    volver um jogo com um propósito pedagógico.
                                                                    E nos ultimos anos, diversos estudos, sob dife-
                                                                    rentes perspectivas, vem apontando justamen-
                                                                    te para essa realidade: se os conhecidos “jogos
                                                                    educativos” forem bem implementados é possí-
                                                                    vel trazer bons resultados.

                                                                    Resultados





                                                                    Até o presente momento, a proposta aparenta
                                                                    seguir um modelo aceitável ao seu público-alvo
                                                                    (jovens e jovens-adultos cursando Ensino Me-
                                                                    dio ou Ensino Superior), se diferenciando de boa
                                                                    parte das obras colocadas dentro do meio edu-
                                                                    cacional, pois estas, muitas vezes são rejeitadas
                                                                    pelo público justamente por deixarem de ser o
                                                                    que jogos deviam ser desde o princípio, entre-
                                                                    tenimento. A perspectiva ao colocar o projeto
                                                                    em larga escala é atingir um número alto de es-
                                                                    tudantes que passam por problemas semelhan-
                                                                    tes aos retratados e ao atingir seu subconscien-
                                                                    te, trazer uma mensagem, implícita, de solução
                                                                    para os “sabotadores” dos estudos (como pro-
                                                                    crastinação e a irresponsabilidade).











                     [1] TECHNOLOGIES, Unity. Unity Manual. Disponivel em < https://docs.unity3d.com/Manual/index.
                     Acesso em: 10 de agosto de 2022.
                     [2] CORPORATION, Microsoft. C# Documentation. Disponivel em < https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp.
                     Acesso em: 1 de agosto de 2022.
                     [3] OLIVEIRA, Wilk. Desenvolvimento de Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa.
                     Disponivel em https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89252. Acesso em: 24 de julho de 2022.


                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82