Page 26 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
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AR Educacional
Equipe: Adson Santos | Guilherme Venancio
Gustavo Domingos | Thiago Moreira
Orientador: Phyllipe de Souza Lima Francisco
A evolução da tecnologia trouxe consigo diversas mudanças, dentre elas estão a forma de
se relacionar, ensinar e aprender. O projeto “AR Educacional” tem o intuito de abranger e
suprir as necessidades impostas nos novos métodos de ensino e situações como a da pan-
demia do corona vírus, ajudando de forma interativa o crescimento educacional de jovens e
crianças, com isso, o conteúdo poderá ser de mais fácil entendimento para os alunos e mais
simples de ser explicado pelo corpo docente, agindo, sobretudo, na matéria de matemática
e sobre o conteúdo de geometria.
projeto
O projeto consiste na criação de um jogo que possa ser aplicado no ramo da educação infantil,
trazendo assim, uma maior interação entre tecnologia e aprendizado. O aplicativo seria um AR
desenvolvido no Unity, com a utilização de linguagem C# e teria sua modelagem 3D feita no
Blender. O aplicativo funcionaria como um jogo de recompensas que teria sua funcionalidade
voltada diretamente para atividades escolares para crianças (como matemática, alfabetização
e diversas outras áreas). A pontuação da criança poderia ser acessada pelos pais e informaria
a área em que ela possui maior dificuldade, fazendo assim com que ela possa ser ajudada de
maneira correta, melhorando sua desenvoltura em relação aos estudos.
funcionamento
O funcionamento do projeto consiste no desenvolvimento de Para a parte da modelagem 3D o programa escolhido foi
um app intuitivo através da plataforma de desenvolvimento o Blender, no qual é possível realizar tanto a modelagem
da Unity e que utilizará o AR como ferramenta principal, para quanto a animação das imagens em terceira dimensão. Jun-
a criação da funcionalidade da AR será utilizado o Vuforia, to a isso, também foram realizadas pesquisas sobre quais
que é um kit de desenvolvimento de realidade aumentada atividades poderiam ser usadas no aplicativo e como pode-
para dispositivos móveis. Além disso, para toda a parte do riam impactar no aprendizado dentro da instituição de ensino
processamento será usada a linguagem C#, destacando o como também através do ensino a distância, visto que o app
fato de que esta é uma linguagem que proporciona maior pode ser uma ferramenta de ajuda educacional a distância.
interatividade entre os usuários.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel