Com Luciano Araújo
O Gerente de Desenvolvimento de Software, Luciano Araújo, é um profissional de histórias duradouras. Ele tem uma longa história com Santa Rita do Sapucaí, outra com o Inatel e mais uma que está em curso com a Ericsson. Desses relacionamentos sérios e bem-sucedidos, o engenheiro construiu uma carreira sólida, reconhecida e que deixará sua própria marca por onde Luciano resolver escrever novas linhas de sua história de sucesso.
O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações se formou em 1994, tempos interessantes para os recém-formados em Telecom no Brasil. O mercado evoluía a passos largos e absorvia toda a mão de obra qualificada que o Inatel formava, mas o Luciano vinha se preparando para isso muito antes! Veio para Santa Rita do Sapucaí para estudar na Escola Técnica de Eletrônica, onde conheceu muitos de seus futuros colegas de Inatel, inclusive um desses colegas mais antigos é o atual Diretor do Instituto, Carlos Nazareth Motta Marins, amigos de longa data!
Assim que se formou, a Ericsson captou seu talento para trabalhar em projetos globais nos Estados Unidos e na Holanda. Passados quatro anos, tornou-se gerente na multinacional sueca. Em 2006, resolveu compartilhar seus conhecimentos com estudantes, como professor na Unicamp, ofício que ainda exerce. No entanto, sua história com a Ericsson ainda teria muitas páginas a serem escritas.
Luciano teve sua grande parcela de contribuição na implantação da parceria para desenvolvimento de software entre Inatel e Ericsson.
A parceria surgiu de uma necessidade de expansão para área de desenvolvimento de software para redes inteligentes. Em uma ocasião, depois da Feira Telexpo, ainda em 2005, tive uma conversa com o professor Wander Chaves. Como eu sabia do histórico do Inatel, sugeri que mandasse alguém para uma reunião para apresentar as competências e quem sabe criar essa parceria.
Bom, a tal reunião aconteceu e a apresentação deve ter sido muito boa, porque Ericsson e Inatel estão juntos em desenvolvimento de software desde então! Uma colaboração mútua, que já existia há muito tempo e que completou cinco décadas em 2019, com muitos frutos colhidos e infinitas possibilidades para o futuro.
O engenheiro é uma referência no mercado e principalmente para o grande time Ericsson que atua dentro do Campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, em contato com todo o planeta. Como ex-aluno, ele reconhece a importância de estar próximo à academia e essa visão está alinhada com a Ericsson.
A Ericsson vê como essencial ter parceiros que possam agregar valor por meio da competência que eles têm. E pensando no Inatel e nas universidades em geral, sabemos que a universidade é o celeiro do conhecimento, aqui a gente encontra o conhecimento. E a Ericsson usa esse conhecimento e o aplica em suas soluções, nos produtos, serviços que ela desenvolve para garantir sua liderança tecnológica e sua capacidade de inovar sempre. A inovação é o motor que move a economia!